Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso

Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso

Mato Grosso - Brasil

Cooperativas de MT

Busca de Cooperativas de MT
Acessar

Intranet

Usuário:
Senha:
Acessar
Institucional » Nossa História
A CONTITUIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS DO ESTADO DE MATO GROSSO- OCEMAT

O surgimento da OCEMAT- Organização das Cooperativas no Estado de Mato Grosso é conseqüência da crise e reorganização do Sistema Cooperativista Brasileiro no final da década de 60.
 
Em 1969, em decorrência da unificação da UNASCO (União Nacional das Associações Cooperativas) e da ABCOOP ( Associação Brasileira de Cooperativas), é criada a OCB-Organização das Cooperativas Brasileiras, inicialmente com sede em São Paulo, Capital, como resultado do movimento de pacificação e união das cooperativas brasileiras, com o propósito de representar e defender o cooperativismo brasileiro.
 
É eleito para presidir a primeira diretoria provisória da OCB o líder cooperativista paulista e então Secretario da Agricultura do Governo do Estado de São Paulo, ANTONIO JOSÉ RODRIGUES FILHO, dirigindo-a por mais dois mandatos consecutivos, nos períodos de 1970 1973 e 1973 a 1976.
 
  
 
Em 16 de março de 1973 é constituída, assim, a OCEMAT – Organização das Cooperativas no Estado de Mato Grosso, na sede do Palácio Alencastro, em Cuiabá.
 
Destacamos dois registros importantes daquela data: à mesa das autoridades, o então Comandante do 9° Batalhão de Engenharia e Construção do Exército, o Cel. José Meirelles, que viria a ser eleito presidente da OCEMAT em 1981. E na platéia, o filho do então presidente da OCB, o jovem Roberto Rodrigues (Ver destaque na foto anexa), que veio a ser presidente daquela instituição por dois mandatos, presidente da Aliança
Cooperativa Internacional - ACI, e Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, entre outros cargos ocupados, líder eminente do Sistema Cooperativista Brasileiro.
 
Entre os convidados, integraram a mesa presidida por Antonio José Rodrigues Filho, Presidente da OCB, o então Governador do Estado, Exmo. Sr. Dr. José Fragelli, o Senador Flávio de Brito, o Deputado Federal Gastão Muller, o Secretario de Agricultura do Estado de Mato Grosso Dr. Paulo Coelho Machado, e o diretor da OCB Ademar de Carvalho Gomes.
 
 
Em 24 de março de 1979, em conseqüência do desmembramento do estado de Mato Grosso do Sul, realiza-se a última Assembléia Geral com a participação das cooperativas do mais novo e fraterno Estado, discutindo-se o desmembramento também da entidade de representação, constituindo-se assim em 07 de junho de 1979 a “Organização das Cooperativas do Estado de Mato Grosso do Sul”, para a qual foi transferido o acervo de 48 cooperativas registradas na OCEMAT.
 
 
Em setembro de 1982 é adquirida a primeira sede na rua Antonio João, 360, no Centro da Capital, com recursos financiados através de um fundo especial do extinto Banco Nacional de Crédito Cooperativo, funcionando ali até abril de 2008.
 
Em 03 de setembro de 1993, por decisão da Assembléia Geral, a OCEMAT incorpora as funções de sindicato patronal compreendendo em sua categoria econômica todas as cooperativas do estado, arquivada no Cadastro de Entidades Sindicais Brasileiras sob o processo de n° 46000.010698/93, com publicação em 08 de fevereiro de 1994 no Diário Oficial da União, passando a denominar-se “Sindicato e Organização das Cooperativas no Estado de Mato Grosso – OCEMAT”,
 
Em 15 de outubro de 1999 é instalada junto à Organização a unidade estadual do SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO – SESCOOP/MT, que tem como presidente nato o presidente da OCEMAT, entrando em funcionamento, oficialmente a partir de 1° de novembro de 1999.
 
Em 19 de abril de 2001, a OCEMAT passa a denominar-se “SINDICATO E ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS BRASILEIRAS NO ESTADO DE MATO GROSSO- OCB/MT”, primeira organização estadual a adotar a marca unificada do Sistema OCB, decisão implementada com base em Resoluções (1.1.3 e 6.3.1-a) aprovadas no XII Congresso Brasileiro de Cooperativismo realizado em dezembro do ano 2000, no Rio de Janeiro.
 
Em abril de 2002 é criado o Centro de Formação e Pesquisa do Cooperativismo, cujas instalações foram desativadas em 2006 ante a decisão de construir a nova sede, objetivando a redução de gastos com a sua manutenção.
 
Em 07 de julho de 2003 é constituída a Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Distrito Federal e dos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins – FECOOP C-O/TO, arquivada no Cadastro de Entidades Sindicais com Certidão expedida em 10/02/2005 – Processo nº 46000.007937/2003-68.
 
 
Em 8 de maio de 2006 é lançado a pedra fundamental da nova sede, no Centro Político Administrativo, em área cedida pelo Governo do Estado.
 
 
 
Com início dos serviços de terraplanagem em 06 de maio de 2007, em 23 de abril de 2008 finalmente é inaugurada a nova sede em lugar privilegiado no Centro Político Administrativo, junto aos organismos que integram o poder executivo, judiciário e legislativo do Estado, além de organismos da esfera federal. A solenidade é marcada pelas presenças de autoridades, dirigentes de Organizações Estaduais de Cooperativas, ex-dirigentes da OCB/MT, dirigentes de nossas cooperativas, colaboradores, parceiros, entre outros convidados.
 
Para ver as fotos, acesse Galeria de Fotos – Inauguração da nova sede
__________________________________________________________________
 
Pesquisa e texto elaborado por Adair Mazzotti, Diretor Superintendente da OCB-SESCOOP/MT – atualizado em outubro de 2009


Eventos


» Especialização em Gestão de Cooperativas - Turma 14
    28-07-2017 às 08:00
» Introdução a Contabilidade de Cooperativas
    07-08-2017 às 08:00
» Especialização em Gestão de Cooperativas - Turma 15
    11-08-2017 às 08:00

Videos



Galeria de Fotos


 

"Cooperativismo. Você participa. Todos crescem."