NOTÍCIAS | ARTIGO
Quarta-Feira, 29 de Maio de 2019, 10h:26
A responsabilidade do paciente no cuidado
Personalização da atenção à saúde

Sofia Adelia Bernardo Da Silva Cavalcante
Cuiabá/MT
noticias@ocbmt.coop.br

DRA SOFIA (APS).jpeg

Sofia Adelia Bernardo Da Silva Cavalcante, Médica de Família e Comunidade.

Quando estamos com algum problema de saúde, parece natural procurarmos um médico para que nos apresente meios para melhorar o panorama clínico. O que por vezes esquecemos é que do diagnóstico à recuperação é necessário um tratamento, e esse deve ser cumprido à risca para a recuperação da saúde. As prescrições e recomendações são importantes e fazem parte do tratamento, mas cumpri-las é dever do paciente.
O que quero reforçar é que os pacientes e a família são essenciais para o sucesso do tratamento, pois os cuidados recebidos no ambiente hospitalar ou ambulatorial, devem ser incorporados, e continuados em casa, e no ato de cuidar. Eles constituem uma ferramenta para obtenção do resultado almejado. Médico, paciente e família devem estar alinhados para que juntos e munidos de todos os recursos necessários, possam obter sucesso no tratamento daquele indivíduo.
O plano terapêutico individual só surte efeito se houver comprometimento total do paciente. Não há milagre, apenas trabalho coordenado e em equipe. Por isso este tripé deve estar equilibrado e bem alinhado, e isso se torna mais fácil quando o profissional de saúde tem a oportunidade de acompanhar não só no momento da doença, mas também no seu cotidiano, como um auxiliar na promoção do seu bem-estar geral. Isso nos dá parâmetros personalizados sobre o estado de saúde de cada paciente e quais as melhores formas de manter ou recuperar sua saúde.
É o paciente quem sente os efeitos negativos da enfermidade em seu corpo, e deve ser ele o primeiro a buscar formas de combater. Por isso, o trabalho do médico e equipe multidisciplinar é somente uma parte do longo caminho do tratamento.
É importante incorporar à vida esse novo jeito de cuidar, com mudanças de hábitos e, acima de tudo, alterações na rotina que por mais simples que sejam, vão impactar a vida do paciente e de toda sua família. Levando em consideração todos esses aspectos, a Unimed Cuiabá tem se preparado para essa nova concepção do cuidado, focado na personalização da atenção à saúde.
Se o paciente é único, o cuidado deve ser personalizado. Cuidar de você, esse é o nosso plano!

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet