NOTÍCIAS | RAMO MINERAL
Quarta-Feira, 20 de Março de 2019, 09h:14
Coogavepe realiza assembleia geral
Reunião ocorre hoje

Assessoria Coogavepe
Peixoto de Azevedo/MT
noticias@ocbmt.coop.br

Assessoria Coogavepe

COOGAVEPE - ASSEMBLEIA GERAL.jpg

Assembleia Geral Ordinária da Coogavepe

Acontece logo mais as 19:00 horas no Pavilhão da Igreja Católica de Peixoto de Azevedo a Assembleia Geral Ordinária da Coogavepe – Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto. Todos os mais de 5.600 cooperados de Peixoto de Azevedo, Matupá, Guarantã do Norte, Novo Mundo, Terra Nova do Norte e Nova Guarita estão sendo convocados pela Diretoria Executiva da instituição de classe.
Na oportunidade estarão em pauta:
– Prestação de Contas do Exercício 2018
– Apresentação dos Relatórios de Gestão Administrativa e Balanço Patrimonial
– Lançamento da Campanha Cooperado Premiado 2019
– Planejamento Estratégico e de Metas para o ano de 2019
– Assistência Técnica e Monitoramento em Projetos de Recuperação de Áreas
– Educação Ambiental, Saúde do Garimpeiro e Contribuição Individual ao INSS
– Parcerias Público Privadas no Setor de Mineração
– Cumprimento das Obrigatoriedades Ambientais e Fiscalização dos Órgãos Fiscalizadores
– Apresentação do Estatuto Social da Cooperativa de Garimpeiros
“É preciso que os cooperados se conscientizem de que uma assembleia é um trabalho coletivo e decisivo na busca do bem comum para a atividade garimpeira e para as comunidades. Ela Possibilita o intercambio de ideias e experiências, potencializa a produtividade da instituição e fortalece os princípios do cooperativismo. Precisamos da participação de todos para alavancar os empreendimentos minerais de uma forma organizada, legalizada, sustentável e capaz de gerar cada vez mais empregos, fomentação econômica e arrecadação tributária aos municípios, além de promover a valorização do trabalho do garimpeiro cooperado”, salientou o Presidente da Coogavepe, Gilson Gomes Camboim.
Ao contrário das operações do IBAMA em outros estados da federação onde são apreendidas máquinas, efetuadas prisões de garimpeiros e destacadas multas exorbitantes devido ao desenvolvimento da extração mineral clandestina, na região de abrangência da Cooperativa de Garimpeiros em Mato Grosso, a instituição busca por meio de sua equipe administrativa, técnica ambiental, jurídica e de comunicação, instruir, orientar e dar legalidade as áreas a serem mineralizadas dentro dos preceitos da legislação ambiental vigente.
Desta forma garantindo não apenas o acesso aos licenciamentos, mas acompanhando o processo de recuperação dos passivos, funcionalidade do garimpo dentro dos padrões exigidos, prestando assistência social aos cooperados e promovendo pesquisas tecnológicas. Todos esses fatores são essenciais perante os órgãos competentes fiscalizadores, evitando que a informalidade do garimpeiro resulte em transtornos, perdas financeiras e maiores complicações no contexto judicial.

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet