NOTÍCIAS | MINERAL
Segunda-Feira, 09 de Março de 2020, 10h:48
Coogavepe tem 1ª presidente mulher
5.630 cooperados garimpeiros

Assessoria Coogavepe
Peixoto de Azevedo / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Coogavepe

Coogavepe tem 1ª presidente mulher

Solange Luizão Barbuio Barbosa é a primeira mulher a assumir a presidência da Coogavepe

Solange Luizão Barbuio Barbosa, 50 anos, é a primeira mulher a assumir a presidência da Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (Coogavepe). Ela foi eleita na Assembleia Geral da Cooperativa, realizada no dia 01 de março, na sede da cooperativa, no município de Peixoto de Azevedo. A votação teve 131 votos favoráveis e um contrário a chapa única. Solange Barbuio substitui Gilson Camboim, que esteve na presidência nos últimos seis anos.

“A Coogavepe mostra em todo esse processo, o grau de amadurecimento que se encontra. Não só pela eleição da primeira mulher, mas de seus resultados econômicos, social e ambiental”, disse o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, que participou da Assembleia da Cooperativa, em Peixoto de Azevedo.

Cezário acrescenta, que “a eleição de Solange Barbuio é um grande exemplo e inspiração para as demais cooperativas, não só de Mato Grosso, mas para o Brasil. Ela foi eleita por mérito, por conhecer muito bem a cooperativa e seus cooperados. Certamente a Coogavepe vai continuar crescendo”.

Solange Luizão Barbuio Barbosa é a primeira mulher a assumir a presidência da Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto, que conta com 5.630 cooperados. Solange é casada há 33 anos com Rildo Manoel Barbosa, mãe de Pâmela e Patrícia Luizão Barbosa, é natural de Fernandópolis-SP. Mudou-se para Peixoto de Azevedo em agosto de 2002 e, desde essa época, construiu uma rica trajetória de serviços em prol à educação, cidadania e desenvolvimento do município.

Coogavepe

Coogavepe tem 1ª presidente mulher

O o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, participou do evento

Quando chegou em Peixoto encarou o primeiro desafio: garantir o ensino às filhas. Devido à falta de profissionais, elas ficaram 40 dias sem aulas da disciplina de história. Indignada, e mãe zelosa que é, Solange procurou a direção da Escola Estadual “19 de Julho” para saber os motivos da falta de aulas. A coordenadora pedagógica da época, professora Nelci Maria Teresinha, informou que não havia nenhum professor pleiteando a vaga e, por este motivo, os alunos estavam sem a disciplina de história.

Participando de um projeto do governo, que na época era intitulado “Amigos da Escola”, Solange assumiu as aulas. Posteriormente, lecionou a mesma disciplina na Escola Particular “Sementinha” (2003-2005). Foi assim que ela iniciou sua trajetória na cidade de Peixoto de Azevedo.

Após os serviços na área da educação, trabalhou como secretária da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, também em Peixoto, por três anos. Lá integrou a diretoria da comunidade e participou do processo de construção do Salão Comunitário João Paulo II. Atualmente, continua participando de pastorais da Igreja Católica.

No ano de 2008, atuou no site de notícias “Peixoto Online”, período em que foi convidada para participar da equipe de coordenação de campanha do médico e garimpeiro Sinvaldo Santos Brito para prefeito. Após a eleição de Sinvaldo, em janeiro de 2009, assumiu como Chefe de Gabinete, cargo que ocupou até fevereiro de 2014. Na sequência, foi nomeada Secretária Municipal de Administração, a primeira mulher a ocupar este cargo em mais de 30 anos de emancipação da prefeitura de Peixoto de Azevedo, onde pôde deixar como grande contribuição para o município a Lei do Plano Diretor da Cidade.

Com o encerramento do mandato, em 2016, Sinvaldo convidou Solange para trabalhar na Coogavepe como Diretora Financeira, cargo que assumiu desde março de 2017. “Desde então passei a conhecer melhor a atividade do garimpo e me apaixonei pela mesma, vindo a me filiar na cooperativa e fazer parte desse projeto maravilhoso que é o trabalho em prol da melhoria na atividade de extração mineral do ouro e da qualidade de vida dos garimpeiros”, relatou Solange.

Ela assume a presidência nos próximos 3 anos ao lado do vice-presidente Marco Antônio Reis de Souza (Brabinho); o 1º secretário José Antônio da Silva Filho (Ló); 2º secretário Claudio André Loesia (André Compra de Ouro); 1º tesoureiro Jorge Silva Oliveira (Jorge Santarém) ; e 2º tesoureiro Juliano André Bonete Guindani (Juliano da Guimap).

No Conselho de Ética são titulares: Sinvaldo Santos Brito; Gerson Strege; e Francisco da Conceição Lima (Pé de Maraca); e suplentes Geraldo Fonseca (Geraldinho da Cuamba); André Luiz Faquete; e Valdecir Alves da Costa (Gauchinho).

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet