NOTÍCIAS | WORKSHOP PARA ENSINAR OS PRIMEIROS PASSOS
Quinta-Feira, 18 de Fevereiro de 2021, 08h:03
Cooperativas se preparam para 9º ciclo do PDGC
Workshop para ensinar os Primeiros Passos

ASSESSORIA SISTEMA OCB/MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Cooperativas se preparam para 9º ciclo do PDGC

Cooperativas se preparam para 9º ciclo do PDGC

O Sescoop/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Mato Grosso, realiza nos próximos dias 22 e 23 de fevereiro, das 08hs às 17hs, de forma virtual, um Workshop Primeiros Passos para a Excelência para mostrar o caminho às cooperativas para participarem do Programa de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas PDGC – e se prepararem para participar do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão que está em sua 5ª edição.

“Eu convido todas as cooperativas a fazerem parte desse programa, a desenvolverem essa ferramenta junto às suas cooperativas, porque se você quer promover o aumento da qualidade, da competitividade, e está preocupado com a manutenção da identidade cooperativista de seu negócio, implantem essa ferramenta. Com isso, as boas práticas de governança e gestão serão evidenciadas”, convida o presidente da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais da Educação do Município de Sinop – Coopersino, José Arnaldo dos Santos, que recebeu o prêmio na categoria Bronze Nível de Maturidade: Primeiros Passos para a Excelência, nos ciclos 2013 e 2019.

“A Coopersino ganhou transparência, os associados tiveram uma melhor prestação de contas, um olhar mais crítico e contamos com a participação dos nossos associados”, relata Arnaldo.

A proposta Workshop PDGC - Primeiros Passos para a Excelência é de que os participantes conheçam os processos gerenciais e os resultados requeridos no instrumento de autoavaliação Primeiros Passos para a Excelência do Programa de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas (PDGC) visando à realização de diagnósticos internos e à construção de planos de melhoria.

A Gestora do Programa PDGC no Sescoop/MT, Georgeana Caldas Siles, explica que o Workshop Primeiros Passos, “é dirigido às cooperativas que estão no estágio inicial de maturidade de gestão, em busca da excelência de gestão e governança, e também para sensibilizar novas cooperativas a conhecerem o programa e começarem a participar. O convite é para todas as cooperativas de Mato Grosso, que já participam do PDGC e para as que querem iniciar esse processo de construção”. Georgeana esclarece ainda que “quem participar do PDGC, não necessariamente vão participar do Prêmio, isso é opcional”.

A programação do Workshop Primeiros Passos conta com conteúdo extenso. O participante vai entender como funciona o Programa de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas; o Modelo de Referência para a Governança e Gestão de Cooperativas; Processos gerenciais e resultados da governança - nível de maturidade Primeiros Passos; Processos gerenciais e resultados da gestão - nível de maturidade - Primeiros Passos; Fatores de avaliação de processos e resultados; Autoavaliação; e Plano de Melhoria.

A instrutora será Luciana Matos Santos, especialista técnica da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade) no PDGC, desenvolvendo instrumentos de avaliação e capacitações para os técnicos do Sistema OCB e de cooperativas participantes do Programa.

O Workshop é gratuito, no formato virtual pela plataforma Google Meet e tem vagas limitadas. Mais informações poderão ser obtidas na área de Educação e Formação Profissional, pelo telefone (65) 3648-2458.

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet