NOTÍCIAS | CRÉDITO
Quarta-Feira, 04 de Novembro de 2020, 13h:00
Crédito do Sicredi ajuda associada a manter renda durante a pandemia
Cristiane conseguiu sair do sufoco

Assessoria Sicredi Sul MT
Rondonópolis / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Crédito do Sicredi ajuda associada a manter renda durante a pandemia

Produtora rural associada Sicredi Cristiane Silva Reis

A microprodutora e diretora financeira da Cooperativa dos Seringueiros de Ouro Branco do Sul, Cristiane Silva Reis, recorreu ao Sicredi durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) para ter o fôlego necessário para dar continuidade à produção. Foi com o Crédito de Fomento concedido pela cooperativa Sicredi Sul MT que ela conseguiu sair do sufoco e manter a sua renda neste período de crise mundial.

Associada do Sicredi há três anos, a microprodutora tem sua renda baseada principalmente no cultivo de seringueiras e atua na criação de aves e no plantio de limões. Escolheu o Sicredi justamente por ser uma cooperativa, já que ela faz parte de uma cooperativa de produtores rurais e entende como o cooperativismo é importante e benéfico aos seus associados.

Desde os 10 anos Cristiane está inserida no contexto da produção rural, mas foi só quando se formou e completou 18 anos que começou a aprender e trabalhar de fato com o cultivo, com a parte administrativa e outras funções. Com o fechamento da empresa onde trabalhava, os seringais foram vendidos e ela adquiriu cinco hectares para produção própria.

Em 2020, com a chegada da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) a produtora se viu diante de um desafio. A empresa para qual a Cooperativa dos Seringueiros de Ouro Branco do Sul vendia a produção começou a comprar menos e estender o prazo de pagamento. Isso fez com que muitos produtores, assim como ela mesma, se encontrassem sem recursos para investir em novos plantios, para cobrir os custos da propriedade e manter a renda familiar.

Foi com o Crédito de Fomento do Sicredi que a Cristiane encontrou o fôlego que precisava para enfrentar esse período. “O crédito me ajudou a custear todas as despesas referentes à minha propriedade. Ajudou a minha família a se manter neste período difícil. Se não fosse esse crédito, ficaria bem complicado trabalhar”, conta Cristiane.

Este ano, a cooperativa Sicredi Sul MT completa 30 anos de atuação, com presença em 10 municípios da região sul mato-grossense e o atendimento a cerca de 41 mil associados, entre eles Cristiane, outros tantos produtores rurais, pessoas físicas e empresários, que encontraram no cooperativismo de crédito o mesmo propósito de vida, que é o crescimento e a melhoria da qualidade de vida.

“A minha relação com o Sicredi é muito boa. Sou muito bem atendida pelos profissionais do Sicredi, da agência de Ouro Branco do Sul. Eu participo das palestras, das ações ambientais com o replantio de florestas e todas as outras atividades que sou convidada. Quando temos qualquer necessidade, nós podemos recorrer ao Sicredi que está sempre pronto para nos atender”, relata Cristiane.

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet