NOTÍCIAS | CRÉDITO PARA COOPERADOS COM AVAL DO GOVERNO MT
Quinta-Feira, 12 de Maio de 2022, 08h:23
Desenvolve MT, OCB/MT e Cooperativas de Crédito iniciam alinhamento para operacionalização
Crédito para cooperados com aval do Governo MT

Assessoria Sistema OCB/MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Fundo Garantidor, OCB/MT e Cooperativas de Crédito iniciam alinhamento para operacionalização

Participaram da reunião representantes da OCB/MT, da Central Sicredi Centro Norte, do Sicoob Central Rondon, da Sicoob Credisul e Unicred MT

A Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso - OCB/MT e representantes das cooperativas de crédito de Mato Grosso estiveram reunidos no dia 11.05, com a equipe do Desenvolve MT, para alinhamento da operacionalização do credenciamento das cooperativas de crédito junto ao MT Garante - Fundo de Aval Garantidor de Mato Grosso, que é vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT).

O Fundo de Aval Garantidor de Mato Grosso (MT Garante), foi lançado pelo Governo de Mato Grosso no dia 06/05 e irá fornecer recursos financeiros afiançando os riscos das operações de financiamento contratadas por meio da Desenvolve MT, de cooperativas de crédito e demais instituições financeiras públicas e privadas.

“A reunião foi para tirar dúvidas quanto ao regulamento do Fundo e o formato de credenciamento das cooperativas de crédito. Foi uma reunião bem técnica para entender seu funcionamento e como as cooperativas poderão atender seus cooperados”, disse a Coordenadora Técnica da OCB/MT, Tainá Heinzmann.

Durante a reunião, realizada na sede da Sedec-MT, onde participaram representantes da OCB/MT, da Central Sicredi Centro Norte, do Sicoob Central Rondon, da Sicoob Credisul e Unicred MT, ficou alinhado com a Superintendente do Sedec, Linacis Roberta da Silva e a Gerente Financeira, Mayran Beckman Benício, uma parceria entre o Sistema OCB/MT e o Desenvolve MT para promoção de material informativo ao setor.

“A proposta é de que sejam feitos dois informativos, sendo um para instituições financeiras (cooperativas de crédito) e outro para os tomadores de crédito (beneficiários do setor do cooperativismo)”,

Fundo Garantidor, OCB/MT e Cooperativas de Crédito iniciam alinhamento para operacionalização

Crédito para cooperados com aval do Governo MT

explicou a Consultora de Desenvolvimento de Negócios Cooperativos da OCB/MT, Sâmyla Cristina.

O Estado aportou R$ 100 milhões para dar início às operações, valor com prospecção de chegar até a R$ 1 bilhão em empréstimos. O objetivo do fundo é desenvolver cadeias produtivas e, principalmente, o micro produtor, o pequeno empreendedor, a pequena indústria, áreas de comércio, serviços, o turismo e todos aqueles que querem crescer, investir, têm condições de pagar, mas não têm garantia para efetuar o empréstimo.

Segundo o presidente da Desenvolve MT, Jair Marques, “a assinatura dos primeiros contratos com as instituições que vão emprestar esses recursos com garantia do MT Garante tem como data-base 30 de maio e dia 15 de junho para começarem as contratações de créditos pelos beneficiados”.

O MT Garante concederá aval a financiamentos a Microempresas Individuais (MEIs); Microempresas (ME); Empresas de Pequeno Porte (EPP); Pequenos e Médios Produtores.

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet