NOTÍCIAS | DIA DE COOPERAR
Segunda-Feira, 08 de Julho de 2019, 13h:32
Dia C em Rondonópolis cumpre o 7º Princípio
Interesse pela comunidade

ASSESSORIA SISTEMA OCB/MT
Rondonópolis / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Sistema OCB/MT

Dia C em Rondonópolis cumpre o 7º Princípio

Dia C em Rondonópolis cumpre o 7º Princípio

O cooperativismo é um modelo de organização econômica, mas um dos seus princípios é o interesse pela comunidade onde as cooperativas estão presentes. As cooperativas, além de agregar renda para os seus cooperados, trabalham para o desenvolvimento sustentável das suas comunidades através de políticas aprovadas pelos seus sócios. Assim, o movimento nacional do Dia de Cooperar, cumpre ao com louvor o sétimo princípio, transformando realidades com as ações voluntárias.

A comemoração da Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso desse dia tão especial, foi em Rondonópolis, cidade a 210km de Cuiabá, com a iniciativa intitulada ‘Ação MultiCoop na Comunidade’, O Multicoop foi resultado da união de várias cooperativas que atuam em Rondonópolis: Sicredi, Coopercotton, Coopercicla, Coomser, Comajul, Cooperflora, Sicoob, Uniprime, Unimed, Coopero, além da Associação dos Lojistas e da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis/Acir. 

Sistema OCB/MT

Dia C em Rondonópolis cumpre o 7º Princípio

A intercooperação em benefício da comunidade

O presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, ressalta que “o Dia C é um sentimento, que envolver pessoas, cidadania. O cooperativismo é formado por pessoas dispostas a transformar realidades. Mas, vamos traduzir isso em números. Este ano Mato Grosso conta com mais de 10 mil voluntários envolvidos e beneficiando mais e 100 mil pessoas. Isso tem valor imensurável. Essa ação em Rondonópolis mostra que fizeram um pool de cooperativas para integrar com a comunidade. Estamos cumprindo os princípios de cooperativismo. É altruísmo”.

A intercooperação envolveu 200 voluntários em benefício da comunidade de Rondonópolis Alfredo de Castro, que tem uma população carente de mais de 30 mil pessoas. Teve serviços gratuitos de cidadania, educação, saúde e beleza. Crianças e adultos foram recebidos com muitas brincadeiras, cachorro quente, picolé, algodão doce e música. 

Um grupo de crianças, apoiado pela ONG Koblenz Brasil – KoBra, que atende 90 crianças da comunidade rondonopolitana Alfredo de Castro, apresentou o musical Os Saltimbancos. O professor Edilson Pereira, responsável pela condução do grupo disse que “a base de todo trabalho social se encontra no

Sistema OCB/MT

Dia C em Rondonópolis cumpre o 7º Princípio

Crianças da comunidade apresentaram Os Saltimbancos

cooperativismo, que cria condições para termos uma atividade tão legal que é desenvolvido com essa comunidade, e que muitos não conhecem”.

O presidente de honra da cooperativa Sicoob Rondonópolis e também presidente da Associação dos Lojistas e da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis/Acir, Ernando Cabral, disse que “é fundamental o cooperativismo trabalhar pela sociedade. O cooperativismo capta recursos e aplica dentro da sociedade onde está presente, diferente das demais instituições financeiras que levam esses recursos para fora. Acredito que o dinheiro tem que ‘trabalhar’ em função do indivíduo, o foco são as pessoas, a comunidade. Nessa ação do Dia C mostramos um pouco desse trabalho, pois nossa ação é durante o ano inteiro”.

O presidente da cooperativa de Crédito Sicred Sul, Marco Túlio Duarte Soares, ressaltou que “foi uma grande alegria celebrar o Dia C, uma ação que não é foi só da Sicredi Sul, mas de muitas outras cooperativas. Isso é para nós, parte de nossa essência”. Soares relatou que “com a ideia de unir forças e celebrar com outras cooperativas foi possível realizar um grande evento, com muita alegria e harmonia. Foi gratificante fazer o bem para uma comunidade de Rondonópolis que necessita muito de uma assistência social e fazer a diferença na vida desses moradores, foi sem dúvida, bastante relevante para nós. Isso mostra que estamos no caminho certo e defendemos a ideia de fazer a diferença nas comunidades onde estamos presentes”.

O prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, também compareceu ao evento e disse que a cidade de governa “é muito organizada quando se trata de movimentos populares, e o cooperativismo nesse sentido é forte. Tanto, que o nosso saneamento básico é tocado por uma cooperativa e também trabalhamos com as cooperativas de crédito, pois sabemos que na cooperativa todos ganham”.

O prefeito ressaltou que “ações como essa do Dia C desperta a consciência do trabalho das cooperativas. Acredito que a cultura do cooperativismo necessita ser mais incorporada aqui em Mato Grosso, pois causa transformação. Temos que avançar. Estou muito orgulhoso com todo movimento cooperativista. Para ter uma ideia de quanto sou cooperativista, eu tenho uma conta apenas e é em uma cooperativa. Nunca tive conta em banco privado”.

Lara Rúbia, representante do Sescoop Nacional, disse que Mato Grosso cumpriu o propósito do movimento do Dia C que “é de levar o cooperativismo para todos os cantos do Brasil e essa ação foi muito importante, pois é uma contribuição para a comunidade. Ficamos felizes de ver e compartilhar com todo país e mostrar que no cooperativismo a questão social é muito importante. Estamos felizes com o resultado dessa ação em Mato Grosso”.

No dia 06 de julho, data de comemoração do Dia de Cooperar e Dia Internacional do Cooperativismo, 42 cooperativas e suas unidades de atendimento realizaram suas iniciativas voluntárias. Entretanto, já foram cadastradas em Mato Grosso 148 ações de 39 cooperativas e suas unidades de atendimento, que serão realizadas no decorrer de todo ano de 2019, beneficiando diretamente mais de 60 mil pessoas.

Sobre o Dia C - O Dia C é um movimento nacional de estímulo às iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadoras, realizadas por cooperativas. Dez anos após sua criação, o movimento já faz parte da agenda estratégica do cooperativismo brasileiro e transforma realidades em todo o Brasil.

Números Brasil - Em 2018, 1.706 cooperativas brasileiras, com o apoio de quase 120 mil voluntários, dedicaram tempo, talento e trabalho para beneficiar mais de 2,2 milhões de pessoas com iniciativas que melhoram a qualidade de vida, a saúde, a educação, o meio ambiente e que estão alinhadas aos ODS da ONU.

Números MT - Em 2018, 158 cooperativas e unidades de atendimentos registradas no Sistema OCB/MT participaram de ações, envolvendo 6.869 voluntários, beneficiando mais de 100 mil pessoas de 88 municípios.

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet