NOTÍCIAS | SAÚDE
Terça-Feira, 19 de Novembro de 2019, 10h:04
Dia Mundial do Diabetes
Unimed ajudar na prevenção

Assessoria Unimed Cuiabá
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

UNIMED CUIABÁ

Dia Mundial do Diabetes

Unimed ajudar na prevenção

 

A melhor forma de prevenir o diabetes e outras doenças crônicas é a adoção de hábitos saudáveis. O alerta é dado pela equipe do Programa Doce Vida, da Unimed Cuiabá, em virtude do Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro. A data marca o nascimento do cientista canadense Frederick Bantin que, em parceria com Charles Best, responsáveis pela descoberta da insulina, em outubro de 1921.

O programa é desenvolvido pelo Núcleo de Medicina Preventiva da Cooperativa – Viver Bem, e tem por finalidade ofertar cuidado integral aos beneficiários diabéticos, conscientizando-os por meio de orientações com a equipe multiprofissional, quanto a importância da prevenção de complicações da doença e do cuidado necessário para o bom controle glicêmico.

Para evitar o avanço da doença, a médica responsável pelo Programa, a endocrinologista Claudia Santana, salienta que “é necessário manter uma alimentação saudável, reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras, além de evitar o consumo de tabaco e bebidas alcoólicas. Também é muito importante tratar ou prevenir fatores de risco sabidamente conhecidos para diabetes, como obesidade, sedentarismo, obesidade, alterações da pressão arterial, colesterol alto, doenças renais crônicas, síndrome de ovários policísticos e apneia do sono, uma vez que eles favorecem o desenvolvimento do diabetes”, relata a especialista.

*CONHECENDO A DOENÇA -* Diabetes mellitus é uma doença que possui a elevação da glicose (açúcar) no sangue (hiperglicemia), isso é causado devido a diminuição na secreção ou na ação do hormônio insulina. A insulina tem como função colocar a glicose dentro das células, levando assim a energia necessária para o seu funcionamento.

A endocrinologista explica que existem três tipos principais de diabetes: o Tipo 1 que acomete crianças, adolescentes, e em alguns casos, adultos jovens, onde o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina; o tipo 2, que geralmente acomete pessoas com mais de 40 anos, onde as células do corpo se tornam resistentes à ação da insulina; e o diabetes gestacional, que muitas vezes é relacionado ao ganho de peso excessivo na gestação e aumenta o risco de desenvolver o diabetes tipo 2.

Entre os principais sintomas do diabetes, que precisam de atenção redobrada, estão fome excessiva, sede constante, vontade de urinar diversas vezes durante o dia, formigamento nos pés e mãos, infecções frequentes na bexiga, pele e rins, visão embaçada e feridas, principalmente nos membros inferiores e que demoram mais que o normal para cicatrizar. Entretanto, a médica adverte: "os sintomas variam de pessoa para pessoa e, muitas vezes, só aparecem quando os níveis de glicose já estão muito elevados".

Para auxiliar no diagnóstico da doença são realizados os testes de glicemia em jejum, a hemoglobina glicada (HbA1c) e o teste oral de tolerância à glicose (TOTG). "Os exames devem ser feitos quando houver suspeita clínica que o paciente tenha diabetes e também em casos com fatores de risco para o desenvolvimento da doença, tais como: hipertensão, alteração do colesterol, estar acima do peso, histórico familiar, síndrome de ovários policísticos, estar em uso de glicocorticoides, entre outros" afirma Dra. Claudia.

*PROGRAMA DOCE VIDA -* O programa oferece exame de avaliação de sensibilidade dos pés, oficinas com o intuito de incentivar a inclusão de hábitos saudáveis no dia a dia, prevenção das complicações graves da doença, o autocuidado, além de incentivar o Cuidado Perfeito ao beneficiário diabético. As atividades são exclusivas e gratuitas para beneficiários da Unimed Cuiabá.

O encaminhamento dos pacientes pode ser feito via sistema RES pelos médicos que acompanham o beneficiário, por inscrição direta ao Viver Bem pelo telefone (65) 3612-8848/ 8849 ou presencialmente no 1º andar do Espaço Cuidar Unimed Cuiabá – Rua Barão de Melgaço, 2057, Bairro Centro Sul, ou ainda pelo site.

Mais informações dos programas do Viver Bem podem ser acessadas no Portal da Unimed Cuiabá, pelo https://www.unimed.coop.br/web/cuiaba-viver-bem/home.

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet