NOTÍCIAS | COOPERATIVISMO
Quarta-Feira, 28 de Novembro de 2018, 15h:03
Fórum Ramo Trabalho de Mato Grosso
Cooperativas do ramo discutem demandas

Assessoria Sistema OCB/MT
noticias@ocbmt.coop.br

Assessoria Sistema OCB/MT

Fórum Ramo Trabalho

 

No dia 23 de novembro foi realizado na sede do Sistema OCB/MT o Fórum do Ramo Trabalho. O objetivo do fórum foi promover a socialização das informações do ramo e definir estratégias para melhorar a gestão e a governança das cooperativas do ramo do trabalho, além de apresentar o Plano de Trabalho para os próximos anos.
PROJETO DE SUSTENTABILIDADE DO RAMO
Durante o Fórum foi apresentado o Projeto de Sustentabilidade do Ramo, que é uma sugestão da OCB Nacional, que tem como propósito melhorar as práticas de governança das cooperativas e aumentar a segurança pública das cooperativas. Também foi discutida a Lei 12.690/2012, onde é descrito o conceito da cooperativa de trabalho, podendo ela ser de produção ou serviço.
PANORAMA
“Nosso Ramo é um que possui poucas cooperativas, mas tem muitos cooperados”, disse o representante do ramo trabalho no Sistema OCB/MT, Vanderlei Aparecido Silva. Afirmando a fala do representante a Analista de Monitoramento, Georgeana Caldas Siles apresentou o panorama do Ramo Trabalho, tendo ele 13 cooperativas registradas no Sistema OCB/MT em seis municípios, sendo eles: Claudia, Sorriso, Nova Mutum, Cuiabá, Rondonópolis e Tangará da Serra.
Foram apresentados também no panorama, dados de nível nacional, onde existem 943 cooperativas, com Mato Grosso representando 1,38% desse total. No Brasil existem 188.435 cooperados, no Estado de Mato Grosso esse número é de 12.125, dando ao estado uma representação de 6,43% no total do nacional.
A analista de monitoramento frisou durante a apresentação a importância de as cooperativas estarem presentes no Workshop do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) que irá ocorrer no dia 10 de dezembro. “É importante todos participarem do programa, porque com ele terão uma melhor visão de como está a cooperativa e é importante que se tenha uma autogestão de qualidade”, disse Georgeana.
DEMANDAS
Representantes das cooperativas COOMPLEMENTAR, COOMSER, COOMUSERV, COOPERFRENTE, COOPSERV'S, COOTRADE e UNIMEV, definiram diversas demandas, como a data do próximo fórum, capacitação sobre cooperativismo e a Lei 12.690/2012, estreitar relação com parlamentares, parcerias e ampliar a comunicação entre as cooperativadas.

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet