NOTÍCIAS | EDUCAÇÃO
Quinta-Feira, 25 de Julho de 2019, 08h:58
Gestão do negócio é foco de seminário do Ramo Educacional
Alinhamento estratégico

Sistema OCB
Brasília / DF
noticias@ocbmt.coop.br

Sistema OCB/MT

Gestão do negócio é foco de seminário do Ramo Educacional

Gestão do negócio é foco de seminário do Ramo Educacional

 

Representantes de 49 cooperativas educacionais de todo o país participam no dia 24 de julho de um Seminário Nacional promovido pela OCB, com o objetivo de discutir gestão e inovação do negócio. No total, 170 pessoas acompanham a programação que inclui palestras e debates a respeito da gestão do negócio cooperativo, cenário educacional, gestão e inovação do ambiente escolar, entre outros, além de atividades de alinhamento estratégico.

Participaram do Seminário, oito pessoas de Mato Grosso. Entre eles o representante de Mato Grosso no Conselho Consultivo da Educação, José Arnaldo dos

Sistema OCB/MT

Gestão do negócio é foco de seminário do Ramo Educacional

Representantes de MT no Seminário de Educação

Santos; Elorita Katia Malvezzi Dias, da COEDUC; Marcia Cabeleira da COOPERCAMP; Maria Gilva Moreira e Maria dos Santos Lima, da cooperativa CEPEL; Janete Delfino de Araújo e Isabel Karine da S. Neves, da EDUCANOBRES; e a representante do Sistema OCB/MT, a analista de monitoramento, Georgeana Caldas Siles.


O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, deu as boas-vindas aos participantes do seminário e destacou a importância do evento. “Temos vivido momentos de intensos desafios no país e o setor educacional está entre os setores impactados, por isso, é importante nos lembrarmos da premissa que move as cooperativas educacionais, que é oferecer uma educação de qualidade, contribuindo para a formação de cidadãos mais cooperativos. É isso que fará do Brasil, um país mais forte, mais próspero. A educação é o grande motor do desenvolvimento”, avalia Nobile.

A condução das reflexões a respeito dos assuntos pertinentes ao evento ficou por conta da analista de Desenvolvimento e Gestão de Cooperativas do Sistema OCB, Pamela Lima, do presidente da Unimed Fortaleza, Elias Leite, do palestrante Renato Casagrande, especialista em educação, da gerente de Relações Institucionais da OCB, Fabiola Motta, o professor da Universidade de Brasília, Francisco Thiago Silva, e o diretor de Marketing da Tecnisa, Romeo Busarallo, especializa em inovação.

A programação do seminário também contou com um painel moderado pela gerente Técnica e Econômica da OCB, Clara Maffia, e que teve por objetivo apresentar um pouco do que tem sido feito pela OCB em prol das cooperativas educacionais. O painel também teve a participação dos representantes das cinco regiões do país no Conselho Consultivo do Ramo Educacional, coordenado pelo Ricardo Lermen.

NÚMEROS BRASIL
O ramo educacional abrange 265 cooperativas no Brasil, com 60,7 mil cooperados e 3,4 mil empregados, segundo o Anuário do Cooperativismo Brasileiro.

NÚMEROS MT
Em Mato Grosso, dados de 31 de dezembro de 2018 mostram que estão registradas no Sistema OCB/MT 13 cooperativas do ramo educacional, com 2.472 cooperados, e gera 182 empregos diretos.

Fonte: Sistema OCB / Por Aurélio Prado

 

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet