NOTÍCIAS | TRANSPORTE
Quinta-Feira, 03 de Outubro de 2019, 08h:12
Inovação e gestão: focos do Ramo Transporte
Assuntos da 5ª Missão de Estudos

Sistema OCB
Brasília / DF
noticias@ocbmt.coop.br

Sistema OCB

Inovação e gestão são focos do Ramo Transporte

Inovação e gestão são focos do Ramo Transporte

 O mundo caminha a passos largos para acompanhar os avanços da tecnologia. Para as cooperativas, não poderia ser diferente. Por isso, medidas de inovação estão sendo levadas a debate para cooperados que participam da 5ª Missão de Estudos das Cooperativas de Transporte. O evento foi realizado junto com o World Coop Management (WCM), que ocorre de 30/10 a 02/10 , em Belo Horizonte (MG), e contou com apoio da OCB e da Ocemg. O representante do ramo Transporte do Sistema OCB/MT e presidente da COOTRAM, Marcelo Antonio Angst, participou do event.
Para esta edição, a missão de estudos se dedicou a estimular à reflexão com relação à gestão e governança, de modo a buscar soluções que provoquem um avanço de visão das cooperativas. Os dois primeiros dias da missão foram dedicados a palestras e discussões esclarecedoras sobre estratégias de liderança, governança e inovação, durante o WCM.

Para especialistas, como o coordenador nacional do Conselho Consultivo do Ramo Transporte, Evaldo Moreira de Matos, o momento é de repensar o modelo de negócio. Agora, o foco deve ser direcionado, cada vez mais, para o cliente. “É a oportunidade de trabalhar a liderança transformadora e todo o engajamento que um líder precisa ter”, disse Evaldo.

O encontro proporciona justamente a integração entre dirigentes de diversos estados para uma troca de experiências, onde se busca o aperfeiçoamento do serviço, considerando ainda que o cliente já está em contato com as novas ferramentas. “O comportamento das pessoas, do consumidor que busca produtos e serviços tem mudado no dia a dia e nós precisamos entender essa mudança e mudar com ela também”, explica Evaldo de Matos, que também é presidente da Federação Nacional de Cooperativas de Transporte de Cargas e Diretor Executivo da Coopmetro.

Tanto o transporte de cargas quanto o transporte de passageiros já têm demandado, e muito, essa atualização tecnológica. Portanto, o que se propõe é que o cooperado repense se está atendendo a essas novas expectativas.

E para promover esse aprimoramento, muitas cooperativas precisam repensar sua estrutura. No caso das cooperativas do Ramo Transporte, existem diversas peculiaridades a se analisar. O translado de cargas de grãos, por exemplo, que acompanha o ritmo da produção, tem na cooperativa uma importante gestora desse serviço.

 DE OLHO NELAS!

No dia 02/10, os participantes conheceram de perto casos de cooperativas que têm apresentado boas práticas nos ramos Transporte e Saúde: a Coopmetro e a Unimed-BH. Ambas concorrem ao Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão 2019.

A Coopmetro levou o prêmio em 2017, na categoria bronze (primeiros passos). Enquanto a Unimed-BH participa do programa desde o início e já conquistou as premiações em 2013, na categoria prata (primeiros passos); em 2015, na categoria ouro (primeiros passos); e em 2017, também na categoria ouro (rumo à excelência).

PREMIAÇÃO

A cerimônia de premiação do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão 2019 vai ocorrer na terça-feira (8/10) e o resultado dos vencedores vai ser divulgado no site da OCB na quarta (9/10).

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet