NOTÍCIAS | SETEMBRO AMARELO
Quarta-Feira, 25 de Setembro de 2019, 09h:03
Medicina preventiva da Unimed Cuiabá
Suicídio e automutilação

Assessoria Unimed Cuiabá
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

 

unimed

Prevenção

O Núcleo de Medicina Preventiva, o Viver Bem, e as Clínicas Unimed Cuiabá, realizam hoje, a partir das 19h, a palestra “Suicídio e Automutilação na Adolescência” com a psiquiatra Luana Peres Frick. O evento é gratuito e exclusivo para beneficiários e ocorre no *auditório da Cooperativa, na Rua Barão de Melgaço nº 2761*.O local do evento foi alterado em razão do grande número de pessoas que se inscreveram para participar da ação que integra a campanha “Aquarela da Saúde – Setembro Amarelo”.

De acordo com o psiquiatra Pedro Balata, médico que atua nas Clínicas Unimed, o assunto é de especial importância para profissionais de saúde e da educação, apesar de não se restringir a eles. “Essa campanha é nacional e mobiliza a sociedade para discutir a prevenção ao suicídio. A nossa intenção é promover um momento de debate para trazer informações a respeito do suicídio e dos temas relacionados, como a depressão. Vamos mostrar que há prevenção, tratamento e que as pessoas podem receber ajuda antes de uma tentativa de tirar a própria vida”, destacou o médico.

O tema da automutilação foi escolhido por conta do aumento dos casos registrados em consultórios. Trata-se de um comportamento de autodestruição com origem no desejo de punir a si mesmo. Para Pedro Balata, ocorrências dessa natureza devem ser compreendidas como um sinal de que algo não vai bem.

“A automutilação pode mascarar algum tipo de transtorno mental, como a depressão, por exemplo. O indivíduo está em um sofrimento mental tão grande que uma das maneiras que ele tem para expressar esta dor é através de um sofrimento físico, autoprovocado. Sintomas como esses jamais devem ser ignorados, porque podemos estar diante de um transtorno mental grave, com risco suicida”, alertou o especialista.

*SERVIÇO*:
*O que*: palestra “Suicídio e Automutilação na Adolescência”. Evento exclusivo para beneficiários da Unimed Cuiabá.
*Quando*: Hoje, 26 de setembro, às 19h.
*Onde*: No auditório da Unimed Cuiabá, na Rua Barão de Melgaço nº 2601.

 

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet