NOTÍCIAS | PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
Terça-Feira, 14 de Julho de 2020, 15h:24
MT lança Prêmio SomosCoop com mentoria para cooperativas
Programa de Responsabilidade Social

ASSESSORIA SISTEMA OCB/MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

MT lança Prêmio SomosCoop com mentoria para cooperativas

MT lança Prêmio SomosCoop com mentoria para cooperativas

O Sistema OCB/MT lanço oficialmente o prêmio SomosCoop Melhores do Ano no dia 14 de julho, de uma forma digital, devido a pandemia do novo coronavírus – COVID-19. A live, realizada através da plataforma Google Meet contou com a participação de representantes de cooperativas de todo estado, e apresentou as novidades para o evento em 2020.

“Estamos vivendo um momento importante e bem diferentes dos demais anos. A pandemia representa um desafio para todos nós, mas não impediu de levarmos adiante a proposta de premiar as boas práticas das cooperativas. Mato Grosso sempre marcou presença nesse prêmio e este ano não será diferente”, disse o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, na abertura do lançamento. 

O superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti também ressaltou a participação das cooperativas mato-grossenses no prêmio, lembrando que foi da comissão julgadora em 2004, no primeiro ano de realização do evento.  “Em 2005 tivemos 2 cooperativas premiadas, sendo uma na categoria Inovação Tecnológica; em 2016 três cooperativas com ouro, prata e bronze; e em 2018, apesar de um acréscimo considerável de projetos e cooperativas, não tivemos premiadas”, lembrou.

MT lança Prêmio SomosCoop com mentoria para cooperativas

As cooperativas vão contar com a mentoria do professor Benedito Nunes.

Com essa análise, o Sistema OCB/MT, vai disponibilizar para as cooperativas, um projeto de mentoria para auxiliar as cooperativas a desenvolverem seus projetos. “Vimos que precisávamos oferecer capacitação para aumentar o grau de assertividade e performance, e agora as cooperativas contam com mais esse apoio. Estamos sempre avaliando nossos processos para melhorarmos o suporte necessário às cooperativas”, ponderou Mazzotti. 

A mentoria, que tem como proposta ajudar a alcançar objetivos, será feita pelo professor, escritor e palestrante, Benedito Nunes, através do Programa Sescoop MT de Responsabilidade Social. “Vamos dar total suporte às cooperativas aos seus projetos, para que estejam alinhados com o regulamento do prêmio. Assim, antes da inscrição, vamos analisar juntos, todo processo”, disse Nunes aos participantes do lançamento virtual.

Ele falou sobre as datas que precisam ser observadas pelas cooperativas para o envio dos projetos. “Os prazos são muito importantes para serem observados. O recebimento dos projetos para análise, será no período de 15 julho a 07 de agosto; e a mentoria dos projetos de acordo com as categorias inscritas, será realizada de 17 a 21 de agosto. Só depois as cooperativas irão inscrever seus projetos, que são gratuitas e ficarão até o dia 3 de setembro”.A Analista de Formação Profissional, Karla

MT lança Prêmio SomosCoop com mentoria para cooperativas

O Prêmio SomosCoop tem 7 categorias

Verônica da Silva, responsável pelo prêmio SomosCoop em Mato Grosso, disse que “o prêmio é uma forma de destacar as boas práticas de cooperativas brasileiras que tenham proporcionado benefícios aos seus cooperados e à comunidade. Assim, a cada dois anos, um seleto grupo de cooperativas recebe do Sistema OCB o título de “Melhores do Ano” – um reconhecimento à criatividade, à visão e aos resultados obtidos por elas ao longo do biênio”.

Verônica ainda ressaltou que espera a participação de todas as cooperativas e que “participar do Prêmio é também uma forma de avaliar as práticas das Cooperativas para que seus gestores e equipes possam implantar melhorias em seus processos, aumentando assim a sua competitividade”.

Durante o evento, foram apresentadas as categorias que poderão ser apresentados os projetos, os prazos de inscrição, as regras para participar e os links disponíveis em todo processo.   

CATEGORIAS

- Comunicação e Difusão do Cooperativismo

- Cooperativa Cidadã

- Cooperjovem

- Fidelização

- Inovação

- Intercooperação

- Influenciadores COOP – essa categoria não é a apresentação de um projeto, mas a indicação de influenciadores do cooperativismo no estado e cidades onde as cooperativas atuam. 

QUEM PODE PARTICIPAR?

- Singulares e centrais, confederações e federações

- Registradas e regulares com o Sistema OCB até e, inclusive, com o pagamento da Contribuição Cooperativista sobre o exercício de 2019

- O prazo para regularização da adimplência equivale ao último dia para preenchimento da Ficha de Apresentação do Case - 03/09/2020, até às 18h. 

- Para concorrer em uma das categorias, é obrigatório que a cooperativa esteja em dia com o seu cadastro na plataforma Sou.Coop, disponível em https://www.somoscooperativismo.coop.br/sou-coop. 

- A adesão pode ser feita durante o período de inscrição no Prêmio SomosCoop Melhores do Ano, tendo como limite, também, 03/09/2020, até às 18h. 

PREMIAÇÃO
Os cases vencedores serão premiados como 1º, 2º e 3º lugar de cada categoria e receberão os seguintes benefícios:

• Troféu • Certificado digital • Ampla divulgação do Sistema OCB em mídias internas e externas 

• Selo de cooperativa vencedora 2020 

• Uma vaga para o primeiro colocado de cada categoria voltada às cooperativas, com exceção de Intercooperação que serão cedidas duas vagas, no curso de formação de agentes de inovação que será realizado em 2021 pelo Sistema OCB em parceria com o ISAE – Escola de Negócios. 

• Premiação especial para o primeiro colocado da categoria Cooperjovem.

PRAZOS

Unidade Nacional

As inscrições são gratuitas e ficarão abertas entre os dias 30 de junho e 3 de setembro!

Unidade Estadual

Recebimento dos Projetos para análise15 julho a 07 de agosto

Mentoria dos projetos de acordo com as categorias inscritas17 de agosto a 21 de agosto

LINKS

Prêmio SomosCoop http://melhores.premiosomoscoop.coop.br/

Sou.Coop https://www.somoscooperativismo.coop.br/sou-coop

CONTATOS MT:

Envio dos projetos: Karla Verônica promocaosocial@sescoopmt.coop.br

Cadastro Sou.Coop: Kênia Noberto cadastro01@ocbmt.coop.br 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet