NOTÍCIAS | CRÉDITO
Terça-Feira, 29 de Janeiro de 2019, 09h:41
Nova lei puxará alta de 20% às cooperativas
A Lei Complementar (LC) 161
Nova lei puxará alta de 20% às cooperativas

Nova lei puxará alta de 20% às cooperativas

Depois de um 2017 com aumentos superiores a 20% nos ativos totais das três maiores cooperativas de crédito do País – Sicoob, Sicredi e Unicred –, as perspectivas em torno da aprovação da nova LC são positivas para o sistema neste ano. A lei, que permite que as cooperativas financeiras atuem junto às prefeituras e aos órgãos e empresas controladas pelos municípios, foi aprovada no dia quatro deste mês e já espera uma regulamentação específica por parte do Conselho Monetário Nacional (CMN) até março.
Segundo o diretor-presidente do Sicoob do Rio de Janeiro, Luiz Antônio de Araujo, a LC 161 deve trazer um crescimento ainda maior para a cooperativa, que mostrou alta de 20,7% nos ativos totais registrados em 2017 ante 2016 e aumento de 13,9% no patrimônio, na mesma relação. “Essa mudança entre as autoridades reguladoras nos últimos anos, de entender e possibilitar o crescimento do cooperativismo abre muitas portas. Apesar de o movimento ser gradual, a aprovação dessa lei trará muitas transformações para o setor”, avalia. Ao mesmo tempo, a espera de uma regulamentação mais específica e a adaptação necessária para a atuação junto às prefeituras exigirá um esforço maior das cooperativas. “O sentimento é positivo e é evidente que ainda falta bastante coisa a ser discutida”, analisa o presidente da Central Sicredi, Manfred Dasenbrock, e ressalta cautela necessária. “A questão prudencial com o FGCoop [Fundo Garantidor do Cooperativismo], por exemplo, ainda precisa de uma adequação. O movimento é positivo, mas é preciso cuidado e esforço, porque ninguém consegue operar milagres”, completa. Dados preliminares do FGCoop apontam que o patrimônio social estava em R$ 797,4 mil, enquanto suas aplicações financeiras demonstravam o total de R$ 797,1 mil.
De acordo com o CEO da Unicred, Fernando Fagundes, a cooperativa – cujos ativos totais avançaram 30% em 2017 contra 2016 – um dos obstáculos para os resultados mais imediatos da implementação da LC seria a demora no preparo do segmento. “Será necessário fazer alguns ajustes e a maior parte do crescimento será visto apenas nos municípios menores, muitos que têm a cooperativa como única instituição financeira”, explica o executivo. Ele reforça, ainda, que parte do problema é que o custo financeiro das prefeituras tem algumas limitações e particularidades. “O uso do crédito ainda não será visto com as prefeituras e esse é o nosso carro chefe. Ainda assim, ajustar a restrição do fundo garantidor para essa nova realidade será necessário”, acrescenta.
Apesar das regulagens necessárias, porém, o superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Renato Nobile, afirma ser factível um crescimento significativo no longo prazo. “É possível imaginar um aumento do cooperativismo de crédito no sistema financeiro em 30% até 2027. Nossos sistemas são robustos e, com a nova LC, a consolidação fica cada vez maior”, comenta o superintendente.
Ambiente doméstico
Ao mesmo tempo, a percepção dos executivos consultados pelo DCI é de que a incerteza em relação ao ambiente macroeconômico e político do País, mesmo que desacelere o processo, ainda não será suficiente para trazer prejuízos.
“As eleições têm impacto, mas a economia está caminhando melhor, com fundamentos mais alicerçados e perspectiva de crescimento. Com isso o otimismo começa a reinar entre as cooperativas”, afirma Dasenbrock. “Todos estamos trabalhando para crescer um pouco mais na carteira de crédito e expandir o sistema ao longo deste ano. Mesmo com o cenário do País, o aumento do sistema será objetivo”, conclui Fagundes.

Fonte: DCI

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet