NOTÍCIAS | 14º CBC
Segunda-Feira, 13 de Maio de 2019, 11h:16
Onix Lorenzoni afirma: cooperativismo é o melhor caminho
Ministro-chefe da Casa Civil participou do 14º CBC

Assessoria Sistema OCB - Aurélio Prado
Brasilia/DF
noticias@ocbmt.coop.br

ONIX - lorenzoni1_.jpg

 

O pronunciamento do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, diante de um público de mais 1,3 mil líderes cooperativistas, foi um dos momentos mais aguardados do último dia do Congresso Brasileiro do Cooperativismo, que ocorreu em Brasília, desde a quarta-feira (08/05).
Em nome do presidente da República, Jair Bolsonaro, Lorenzoni agradeceu a atuação dos cooperativistas. “Em nome do Brasil, quero agradecer a cada um de vocês fazerem do nosso país um exemplo. O trabalho de vocês é muito importante para a nação”, reconhece.
ALIANÇA
O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, disse ao Ministro que as cooperativas também querem ver o país crescendo, assim como o governo, e que elas são aliadas naturais nesse processo, até porque, mesmo na crise, nunca deixaram de atuar por uma economia local mais forte, pela geração de emprego, trabalho e renda em todos os cantos do país.
Márcio Freitas disse, também, que o cooperativismo gera cerca de 400 mil empregos formais e movimenta mais R$ 420 bilhões anualmente. Além disso, segundo ele, os 1,3 mil congressistas presentes no CBC representam a força socioeconômica de mais de 50 milhões de brasileiros.
“É por isso, Ministro, que não queremos privilégios! Queremos apenas condições de trabalhar num cenário favorável ao desenvolvimento sustentável das cooperativas, especialmente pelo fato de que isso está previsto na Constituição Brasileira. Nós só queremos o bem de todos os brasileiros, assumindo nosso papel de parceiros na construção de um Brasil melhor.”
RESPEITO
Lorenzoni, por sua vez, destacou que, a fala do presidente do Sistema OCB é percebida pelo governo como “um pedido de respeito”. Além disso, o Ministro destacou que conhece o cooperativismo bem de perto.
“Durante quase 12 anos, no meu início de carreira, lá no Rio Grande do Sul, atendia muitas cooperativas da bacia leiteira em torno da cidade de Porto Alegre. Sei bem como é a vida do produtor rural. Também tive a experiência de ter a vida da minha mãe salva por uma Unimed e, se Deus quiser, em 2019 ela comemora 88 anos”, discursou emocionado.
CAMINHONEIROS
Sobre a crise no setor de transportes, o Ministro comparou os caminhoneiros a “mariscos” que sofrem a turbulência de um mar revolto, criado pelo monopólio dos combustíveis e dos grandes contratantes de serviços de transportes no país.
Sobre o assunto, Onyx Lorenzoni reconheceu que a melhor forma para solucionar a questão e dar dignidade a quem presta o serviço de transporte de cargas no país é, de fato, o cooperativismo.
“A alternativa mais viável para dar futuro à essas pessoas e suas famílias é o cooperativismo. Esse é o melhor caminho. O cooperativismo é algo que se renova, que gera emprego e renda e consolida os princípios que são a base de uma grande nação”, finaliza.
AGENDA
Ao final de sua participação no 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo, Onyx Lorenzoni recebeu, das mãos do superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, um exemplar impresso da Agenda Institucional, lançada na abertura do evento e que reúne as propostas e demandas das cooperativas do país para os Três Poderes da República.

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet