NOTÍCIAS | MINERAL
Quinta-Feira, 24 de Outubro de 2019, 15h:02
Outubro Rosa na Coogavepe
Cooperadas terão palestra

Assessoria Coogavepe
Peixoto de Azevedo / MT
noticias@ocbmt.coop.br

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), 59.700 casos novos de câncer de mama serão diagnosticados em 2019. É o segundo tipo que mais acomete brasileiras. Durante a campanha Outubro Rosa 2019, estão sendo realizadas ações para reforçar três pilares estratégicos no controle da doença: prevenção primária, detecção precoce e mamografia.

Coogavepe

Outubro Rosa na Coogavepe

Este é o objetivo da palestra sobre Saúde da Mulher, que será realizada no próximo dia 29, na sede da Coogavepe, em parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Peixoto de Azevedo. Segundo o presidente Gilson Camboim, profissionais da saúde vão falar sobre como cada mulher pode se prevenir. “É importante falar sobre a doença, explicar sobre sintomas, causas, tratamentos disponíveis. As mulheres precisam conhecer seus direitos e como se prevenir”.

Os principais sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Por este motivo, é importante que cada mulher faça o autoexame periodicamente, e procure um médico em casos suspeitos, para o tratamento adequado. Além de estarem atentas ao próprio corpo, mulheres de 50 a 69 anos devem fazer mamografia de rastreamento a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes de a pessoa ter sintomas.

Em 2017, de acordo com o Inca, 16 mil mortes causadas pela doença foram confirmadas no Brasil. “Convidamos todas as nossas cooperadas para participar deste evento, tirar todas as dúvidas sobre a doença e, assim, mudarmos estes números”, completou Camboim.

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet