NOTÍCIAS | CRÉDITO
Terça-Feira, 04 de Agosto de 2020, 06h:48
Porto Estrela ganha agência e projetos sociais do Sicredi
Impacto econômico e social

Assessoria Sicredi Sudoeste MT/PA
Tangará da Serra / MT
noticias@ocbmt.coop.br

 

aSSESSORIA

Porto Estrela ganha agência e projetos sociais do Sicredi

Inauguração em Porto Estrela

Sicredi chega à cidade de Porto Estrela (a 191 km de Cuiabá) para mudar a realidade da pequena comunidade, de cerca de três mil habitantes. A cooperativa Sicredi Sudoeste MT/PA inaugura no dia 03 de agosto, a primeira agência do município, em uma cerimônia simbólica. A cidade passa a ser incluída financeiramente, fazendo com que os moradores não precisem mais se deslocar até a cidade de Barra do Bugres, distante 41 km, para realizar suas operações financeiras.

Esta é a 37ª agência da cooperativa, que agora atua em 19 cidades de Mato Grosso e em outras 11 do Pará. Com uma agência em Porto Estrela, o comércio e os serviços locais serão beneficiados, pois a população poderá fazer suas operações financeiras na própria cidade, inclusive as compras, que antes eram feitas no município vizinho. Dessa forma, vai contribuir com o desenvolvimento econômico local.

A chegada do Sicredi à cidade não traz apenas benefícios econômicos. A área social também é contemplada e vários projetos da instituição começaram a ser desenvolvidos junto à comunidade. Um dos fatores que contribui para isso é o formato da nova agência, que não opera numerário em espécie – o que estimula a realização de negócios de outras formas, com uso de cartões e transações digitais.

Esse conceito beneficia diretamente a comunidade, como consequência dos investimentos realizados para a operacionalização da agência nesse formato. Entre eles está a disponibilização de wi-fi gratuito para a comunidade na Praça Central, para que os associados realizem suas operações financeiras pelo aplicativo do Sicredi, bem como use a internet para outras finalidades, como a educação. Nesse sentido, uma escola de informática está em fase de implantação, em parceria com a prefeitura.

Outra frente social atendida inclui a educação. Também está em fase de implantação o Programa A União Faz a Vida, principal projeto de responsabilidade social do Sicredi, que beneficia alunos e educadores através de uma metodologia de ensino voltada para o desenvolvimento da cidadania e da cooperação, com a participação da comunidade. Os alunos passam a ser protagonistas do processo de aprendizagem, tornando o conhecimento mais prazeroso e envolvente.

Assessoria

Porto Estrela ganha agência e projetos sociais do Sicredi

Disponibiliza bicicletas para uso comum, o Use e Devolva

A comunidade será beneficiada ainda por um programa que disponibiliza bicicletas para uso comum, o Use e Devolva. Além disso, serão oferecidas formações de Educação Financeira para quem tiver interesse. O presidente da cooperativa, Antonio Geraldo Wrobel, afirma que chegar ao município levando tantos benefícios é uma satisfação para a cooperativa e materializa sua missão, que é oferecer produtos e serviços financeiros e promover o desenvolvimento local. “É uma comunidade pequena, cujos moradores tinham que ir para a cidade vizinha para fazer suas operações financeiras e compras. Agora, economizarão tempo e dinheiro tendo uma agência na cidade, de uma instituição que também se preocupa com o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas”.

O diretor-executivo da cooperativa, João Coelho, acrescenta que ter uma agência também melhora a atratividade do município para os investidores, inclusive parceiros do Sicredi, que possuem convênios para implantação de energia solar, móveis e utensílios, empresas de agropecuária, fortalecendo a economia da região.

É justamente essa a consequência esperada pelo prefeito de Porto Estrela, Eugênio Pelachim. “Termos uma agência do Sicredi em nossa cidade vai facilitar a vida das pessoas, das empresas e dos agricultores familiares. Teremos acesso aos recursos para financiar a agricultura familiar. Os empresários terão crédito para suas empresas e os servidores públicos serão beneficiados, com a prefeitura podendo fazer o pagamento da folha através cooperativa. Todo mundo ganha”, comenta ao se dizer otimista com a perspectiva de crescimento da cidade.

Diferenciais e impactos

A agência de Porto Estrela está localizada na avenida José Antônio de Faria, no Centro, e já entra em funcionamento oferecendo benefícios aos associados. Disponibiliza cartão sem anuidade para pessoas físicas e máquina de cartão sem o custo do aluguel para as empresas. As linhas de crédito consignado estão com taxas mais acessíveis.

Entre os benefícios econômicos esperados está o incremento das vendas do comércio local com meios alternativos de pagamentos, como as máquinas de cartões; aumento na arrecadação de impostos como consequência do aumento nas vendas e da abertura de uma instituição financeira como contribuinte de imposto sobre prestação de serviços; e a geração de empregos de forma direta e indireta. 

Sobre a Cooperativa 

A Cooperativa Sicredi Sudoeste MT/PA tem 31 anos de fundação. É uma das 110 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Sua área de atuação abrange 97 municípios nos estados de Mato Grosso e no Pará. A sede administrativa fica em Tangará da Serra. São 36 agências, distribuídas em 30 cidades, que reúnem mais de 81 mil associados nesses dois estados. 

As agências estão localizadas em Arenápolis, Barra do Bugres, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campos de Júlio, Curvelândia, Denise, Glória d’Oeste, Mirassol d’Oeste, Nortelândia, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Poconé, Porto Esperidião, Porto Estrela, Santo Afonso, Sapezal, Tangará da Serra e Várzea Grande em Mato Grosso. No Pará está presente nos municípios de Canaã dos Carajás, Marabá, Parauapebas, Redenção, Rio Maria, Tucumã , Xinguara, Dom Eliseu, Rondon do Pará, Paragominas e Tomé-Açu.

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet