NOTÍCIAS | TRIGO MELHORADOR
Quarta-Feira, 18 de Setembro de 2019, 11h:05
Pratica é incentivado em MT
Produtores rurais conhecem variedades de trigo melhorador no Sul de Mato Grosso

Secom/MT

Plantio de trigo melhorador é incentivado em MT

Produtores rurais conhecem variedades de trigo melhorador no Sul de Mato Grosso

Mato Grosso deverá iniciar a produção comercial de trigo nos próximos anos. É o que indica a visita técnica realizada na Agropecuária Bom Jesus, no município de Pedra Preta (243km de Cuiabá), no dia 13 de setembro. O evento reuniu produtores rurais interessados na cultura, técnicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Empaer e Associação dos Produtores de Feijão, Trigo e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir).

Seis variedades estão sendo testadas em campos amostrais e cinco estão prontas para serem plantadas, com força de glúten acima de 300w. A força do glúten (valor W) está relacionada à quantidade de proteínas (gliadina e glutenina) presentes na farinha. Uma farinha forte absorve mais água e permite massas com hidratação maior, mais resistente e que tendem a crescer mais.

“Estaremos produzindo em Mato Grosso o trigo melhorador comparado ao argentino, que é reconhecido como o melhor para panificação. Com o interesse dos agricultores, poderemos dar início ao plantio comercial no próximo ano”, explica Eldo Leite Gatass Orro, superintendente de Política Agrícola e Pecuária da Sedec.

O trigo melhorador mato-grossense será produzido sob pivô entre maio e setembro, época em que não há a cultura no Brasil. A intenção, segundo o superintendente, é que o moinho Dona Hilda que irá se instalar no Estado pague 20% de lucro para quem produzir mais de 80 sacas por hectare.

“Já temos cadeia fechada com produtor, moinho e comércio. A Sedec incentiva o produtor rural por meio do Proder e a indústria por meio do Prodeic”, explica Eldo Orro.

O cronograma é que o início do plantio seja em 2020 para a produção de sementes e, em 2021, haja a primeira colheita para a indústria. A meta inicial é de 2 mil hectares de lavouras de trigo, crescendo safra após safra até 50 mil hectares, que é a demanda da indústria.

O agrônomo Hortêncio Paro, pesquisador da Empaer, garante que há viabilidade. “Tecnicamente, o Estado está pronto para plantar trigo, já verificamos que estamos produzindo acima de 70 sacas por hectare”, explica. A questão agora é o custo de produção e o escoamento.

A Agropecuária Bom Jesus vem fazendo experimentos há dois anos. “É claro que no final, queremos ter lucratividade. Por isso, buscamos variedades que tenham tetos produtivos elevados e também demanda para o produto, porque nossa logística não é competitiva”, afirma Robson Matos, representante da empresa.

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet