NOTÍCIAS | RODA BEM CAMINHONEIRO
Sexta-Feira, 20 de Dezembro de 2019, 11h:00
Programa federal deve estimular coops de transporte
Roda Bem Caminhoneiro

Sistema OCB
Brasília / DF
noticias@ocbmt.coop.br

O governo federal lançou no dia 19 de dezembro de 2019, o programa Roda Bem Caminhoneiro, que pretende incentivar o cooperativismo entre os caminhoneiros autônomos do Brasil. De acordo com o governo, serão direcionados R$ 18 milhões ao projeto para fornecer infraestrutura, capacitação e assessoramento técnico às cooperativas. A ação é uma parceria dos ministérios da Infraestrutura e Cidadania. A OCB, como entidade de representação das cooperativas e órgão técnico-consultivo do governo, é uma das apoiadoras da iniciativa.

O programa inclui a instalação de 100 kits básicos de infraestrutura para cooperativas novas e existentes. Os kits serão compostos por um tanque de combustível de 15 mil litros de óleo diesel com bomba e demais acessórios, um contêiner equipado com depósito, escritório e lavabo, um notebook, um smartphone e um ar-condicionado.
As estruturas devem funcionar como uma base inicial de postos de abastecimento para os caminhoneiros cooperados. Os 100 postos serão instalados ao longo do projeto, que terá duração de 18 meses.

COMPRA COLETIVA
Também faz parte do programa o desenvolvimento de uma plataforma de pregão para compras em grupo por caminhoneiros autônomos de insumos como óleo diesel, peças, pneus. Essa plataforma deve funcionar por meio de aplicativo para smartphones, onde cada motorista poderá participar dos pregões de compra dos produtos que necessita. A expectativa do governo é a de que o custo para o transportador caia com as aquisições em maiores quantidades.

"Há um desequilíbrio entre o transportador autônomo e quem transporta em grande escala. O que nós estamos proporcionando aos caminhoneiros é eles terem oportunidade de terem escala. Os R$ 18 milhões são para dar esse impulso inicial às cooperativas", afirmou o ministro da Cidadania, Osmar Terra.
O aplicativo também terá a possibilidade de compartilhamento de fretes entre os caminhoneiros, com o objetivo de diminuir a presença de intermediários no setor. Além da possibilidade de fazer

compras, o aplicativo também vai oferecer formação técnica. Serão disponibilizados cursos online com as seguintes temáticas:
- Direção defensiva;
- Prevenção ao uso de drogas;
- Doenças sexualmente transmissíveis;
- Dicas de saúde;
- Qualificação motorista padrão, atendimento ao cliente;
- Cooperativismo, gestão e sistemas cooperativos;
- Ajuda mútua solidária;
- Mercado de TRC, tributação e contabilidade.

CAPACITAÇÃO
A gestão do programa será da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar (Unicafes), escolhida por meio de edital público. Estão previstas também ações voltadas para a capacitação das cooperativas que já existem e o assessoramento técnico para melhorar a eficiência.

COOPERATIVAS
O projeto também visa aumentar o número de cooperativas entre os caminhoneiros autônomos, e o número de organizações desse tipo em regiões que tenham grande volume de cargas.
O Brasil tem uma frota de cerca de um milhão e 941 mil caminhões, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) utilizados na elaboração do programa. Destes, cerca de 703 mil veículos são de caminhoneiros autônomos. Mas apenas 26 mil são cooperados. (Com informações do Globo.com)

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet