NOTÍCIAS | RAMO SAÚDE
Sexta-Feira, 31 de Maio de 2019, 08h:36
Projeto Canção de Roda da Unimed Cuiabá
Plantio de árvores frutíferas no 44º Batalhão

Assessoria Unimed Cuiabá
Cuiabá/MT
noticias@ocbmt.coop.br

Unimed Cuiabá

Projeto Canção de Roda

As crianças e jovens do projeto Canção de Roda, do Programa PróUnim, realizaram a convite do 44º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMtz) o plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas.

As crianças e jovens atendidos pelo projeto Canção de Roda, do Programa de Ação Social da Unimed Cuiabá (PróUnim), realizaram no dia 30 de maio, a convite do 44º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMtz) o plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas. A atividade é uma parceria entre o Exército Brasileiro, Instituto Ação Verde e o Juizado Volante Ambiental (Juvam) com o projeto Verde Novo.
A Unimed Cuiabá é uma das principais parceiras do Instituto Ação Verde em atividades voltadas à preservação dos biomas presentes em Mato Grosso e nas ações de reflorestamento de áreas urbanas, explicou Rosimeire Marques, colaboradora do PróUnim.
Para esta ação, acrescentou ela, a ideia foi incluir os participantes do Projeto Canção de Roda, que são crianças e jovens com deficiência auditiva e de fala. “Para que se sintam importantes também dentro desse trabalho que fazemos em prol da natureza, da cidade e seus moradores”, ressaltou.
“Para essas crianças não é somente plantar árvores. Elas estão sendo ensinadas a preservar a vida. Então, isso para nós é fundamental, pois aqui no batalhão e no Exército já temos uma vocação educativa. Recebê-las é uma alegria muito grande, ainda mais quando o projeto é bonito, proveitoso e tem uma finalidade para a sociedade”, salientou o tenente coronel Saulo Ramos de Carvalho Cavalcante, comandante do 44º Batalhão.
Mauro Nakamura Filho, coordenador do projeto Verde Novo, do Juizado Volante Ambiental (do Poder Judiciário de Mato Grosso), também enalteceu a iniciativa. “O programa se propõe a, de certa forma, compensar a perda da cobertura vegetal por ações como esta. E as crianças são muito importantes nesse processo, porque elas são um elemento multiplicador. Com isso certamente a qualidade de vida melhora substancialmente. Essa é a proposta do projeto”, finalizou.
Os participantes do Canção de Roda adoraram a ação. Ariadne Viana de Moraes, de 19 anos, que está no Canção de Roda desde os 7, afirmou que participar do plantio foi uma honra, “porque a gente vê tanto desmatamento por aí, prejudicando todos nós e isso é uma oportunidade de fazer o pessoal ter mais consciência”. Ela aproveitou para fazer um reconhecimento do trabalho do PróUnim através do Canção. “Agradeço a todas as fonoaudiólogas, que me ajudaram muito. Estou fazendo faculdade de Direito agora também. Graças a elas eu consigo falar bem melhor. Estou conseguindo superar bem os obstáculos”, disse, emocionada.

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet