NOTÍCIAS | COOPERATIVISMO
Terça-Feira, 23 de Abril de 2019, 11h:37
Reunião do Conselho Mundial da ACI
Cooperativas das Américas participaram
ACI - REUNIÃO DO CONSELHO MUNDIAL.jpg

 

A reunião do Conselho Mundial da ACI (Aliança Cooperativa Internacional) foi realizada em Matera, Itália, a capital cultural da Europa para 2019 e declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 1993.
Graciela Fernández, presidente da Cooperativas das Américas participou na reunião do Conselho da ACI, realizado em março passado.
O início da nova gestão da Cooperativas das Américas se dá em um momento crucial da ACI que atualmente se encontra focada no desenvolvimento de um novo plano estratégico de longo alcance, tendo em vista uma nova década cooperativa (2020-2030). Em sinergia com a ACI, a organização no continente americano está elaborando seu próprio plano regional para o período de 2019 a 2022.
A presidente Fernández fez intervenções durante a reunião em várias ocasiões, destacando em particular a importância de fortalecer ações e ferramentas para a incidência política de cooperativas de todos os níveis (do local ao global), em direção aos governos nacionais, as Organizações Intergovernamentais como a União Europeia, assim como outras organizações internacionais da própria sociedade civil, com quem se podem estabelecer alianças estratégicas para 2030.
Neste sentido Fernández propôs apoiar a reativação da COPAC, o Comitê para a Promoção e o Avanço das Cooperativas (formado pela ACI, FAO, OIT e Organização Mundial de Camponeses), organismo que regula o dia internacional das cooperativas e coordenado a ação conjunta das entidades que o integram, propondo que Cooperativas das Américas colabore na revitalização do referido conselho, trabalhando lado a lado com o escritório global da ACI.
Graciela Fernández também ressaltou os resultados alcançados pelo programa financiado pela União Europeia e implementado nas quatros regiões da ACI, destacando o bom desempenho alcançado pelas Cooperativas das Américas, evidenciando boas práticas como a constituição da Plataforma de Cooperativas das Américas para o Desenvolvimento, criada em outubro passado, as abordagens e os diálogos estabelecidos com as Delegações da União Europeia no continente americano, assim como as diferentes iniciativas de estudos e elaboração de projetos dos países associados.
Durante a seção do Conselho, o presidente da ACI, Ariel Guarco, liderou importantes discussões sobre as estratégias de desenvolvimento do setor e da Aliança Internacional.
A presidente do Comitê Mundial de Equidade de Gênero, María Eugenia Pérez Zea (Colômbia), falou sobre a importância da equidade de gênero e da participação dos jovens como um eixo transversal de qualquer política da ACI; Onofre Cezário de Sousa Filho (Brasil) comentou a importância que as associadas assumam um maior compromisso com o projeto das ODS-SDGs.
O processo de elaboração do plano global da ACI continuará na próxima sessão do Conselho a ser realizado em Genebra, junto com a realização do seminário que marca os 100 anos da OIT.

Redação EasyCOOP com informações da COOP Américas

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet