NOTÍCIAS | RAMO CRÉDITO
Segunda-Feira, 01 de Abril de 2019, 08h:30
Sicoob Central Rondon aprova contas de 2018
Crescimento de 30% no número associados

Pau e Prosa Comunicação
noticias@ocbmt.coop.br

Assessoria Sicoob Central Rondon

sicoob-40.jpg

Sicoob Central Rondon aprova contas de 2018

Sicoob Central Rondon aprova contas de 2018 O Sicoob Central Rondon realizou Assembleias Gerais Ordinária e Extraordinária no dia 22 de março para apresentação e apreciação dos demonstrativos referentes a 2018 e também a renovação do Conselho Fiscal, entre outros assuntos. Os resultados apresentados apontam para o crescimento do sistema, tanto em números como em estrutura, além do aperfeiçoamento de processos e evolução em aspectos como governança.
Dentro do quesito grandes números, a Central Rondon apresentou um crescimento do número de associados da ordem de 30%, passando de 36.430 para 47.291 de 2017 para 2018. São dados que inclusive já mudaram nos primeiros meses de 2019, chegando à marca dos 50 mil, ressaltou o diretor executivo Clademir Salmória. Outros dados deram conta de um incremento no patrimônio líquido de 28%, 57% nos depósitos totais, 64% nas operações de crédito, 52% nos recursos totais e 57% nos ativos totais.
Já em relação às sobras foi apresentado um saldo 20% maior que o verificado ao final do exercício anterior, totalizando R$ 13,6 milhões. Ao final da apresentação dos balanços ativo e passivo e dos demonstrativos de sobras e perdas, a assembleia deliberou pela destinação de 100% ao capital social proporcional às operações passivas de cada singular.
Sete candidatos foram considerados aptos a concorrer na eleição dos membros do Conselho Fiscal, que teve o seguinte resultado: Carlos Paro (Primavera), Claudenice Deijany Farias de Costa (União MT/MS) e Shirley Mesquita Sandim (Cerrado MT) foram eleitos membros efeitos; enquanto Jesu Emerick Guimarães (Centro Sul MS), José Francisco Jacobs Costa (Norte MT) e Ceres Gonçalves Pereira Zambon (Sicoob Ipê) foram eleitos como suplentes.
A AGO também tratou da fixação do valor global dos honorários para a Diretoria Executiva e o valor dos honorários do Presidente e Vice-Presidente do Conselho de Administração e Cédulas de Presença dos membros do Conselho de Administração e Fiscal. Neste caso, ficou definido que haverá apenas a recomposição das perdas inflacionárias, da ordem de 4,72% (o mesmo percentual aplicado aos funcionários). Os presentes também aprovaram o regulamento das atividades de Auditoria Interna, outro ponto importante da ordem do dia.
Exercício cooperativista
“O momento mais importante de uma cooperativa é o ato assemblear. Em que o associado, que é o verdadeiro dono, pode se expressar, colocar suas ponderações, pontos de vista. É o momento de ele fazer uso realmente dessa posição enquanto para entender e participar do negócio cooperativo. Um dos grandes desafios do cooperativismo nacional e do mundo é a participação efetiva dos nossos associados”, analisou o diretor executivo Clademir Salmória.
Para a presidente do Sicoob Central Rondon, Aifa Naomi, esse fechamento de um ciclo representa também a construção de um círculo virtuoso. “Essa participação, a democracia com a questão da eleição do conselho fiscal, torna o sistema cada vez mais maduro. As pessoas que estão sendo conduzidas são preparadas, dispostas a contribuir com seus conhecimentos. Para nós é uma grande satisfação. É sempre um momento que esperamos muito e quando ele se materializa dessa forma ficamos muito felizes”, avaliou.
Para Aifa, é muito bom constatar em momentos como as assembleias que a Central está no caminho certo. “Ainda temos muito o que aprender, mas o resultado está sendo bastante interessante e nós ficamos muito felizes de trilhar esse caminho do jeito mais assertivo possível”, comemorou. Para a presidente, a filiação do Sicoob Fronteiras de Rondônia, que será oficializada no dia 1º de abril, é uma prova disso. “É uma questão de confiança. Ela analisou que o Sicoob atenderia seus anseios, daria a segurança que precisa. Nos deixou muito orgulhosos, muito felizes e com certeza faremos de tudo, trabalharemos muito para que eles fiquem muito satisfeitos de fazer parte do nosso sistema”, finalizou.
Sistema OCB-MT
O presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso (OCB-MT), Onofre Cezário de Souza Filho, marcou presença na Assembleia e aproveitou para ressaltar a importância do aperfeiçoamento e da formação cooperativa continuada. Nesse sentido, ele destacou o trabalho que é realizado pelos Sistema OCB-MT por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-MT) e o I.COOP - Faculdade do Cooperativismo, que oferece vários cursos de pós-graduação.

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet