NOTÍCIAS | COOPERATIVISMO
Terça-Feira, 11 de Janeiro de 2022, 08h:55
Sicoob Primavera paga juros sobre a cota capital
Valorização dos cooperados

Assessoria Sicoob Primavera MT
Primavera do Leste / MT
noticias@ocbmt.coop.br

A Cooperativa Sicoob Primavera, pagou mais de R$ 3 milhões de juros ao capital de seus associados. O valor representa 100% da Selic – o maior índice permitido pela LC 130, de 17 de Abril de 2009 em seu Art. 7.

De acordo com o presidente da Cooperativa Sicoob Primavera, Edson Luiz Dapper, esse valor foi pago ao associado por meio de integralização em cotas partes no último dia 31/12/2020. “Esse pagamento representa não somente a correção do capital acumulado de cada associado, mas também reflete o compromisso do Sicoob em cumprir com a política de valorização dos associados”, declara o presidente.

O valor repassado ao cooperado é com base na reciprocidade financeira, ou seja, a medida em que o associado opera financeiramente com a cooperativa aderindo aos seus produtos e serviços, passa a acumular parte das sobras. Remunerar o capital acumulado e estabelecer política de devolução retrata a filosofia cooperativista que visa tratamento igualitário e valoriza o patrimônio humano.

“Essa é mais uma forma de remuneração e valorização àqueles que fazem a nossa cooperativa cada vez mais forte. Nós só temos a agradecer pela confiança que os cooperados depositam em nós”, finaliza Dapper.


O que é a Cota Capital

O Capital Social é o somatório de todas as quotas-partes dos associados da cooperativa. A quota-parte é uma quantia em dinheiro que os associados depositam no momento em que entram na Cooperativa. Esse dinheiro contribui para o suporte das atividades financeiras da instituição. Para funcionarem, as cooperativas precisam de recursos, pois necessitam de capacidade própria de capitalização, o que as viabiliza operacional e negocialmente. O incremento do capital ocorre pela adesão de novos associados e as integralizações voluntárias.

Para tornar possível a manutenção e promover o desenvolvimento dos serviços que a cooperativa deve prestar aos associados, é importante incentivar a capitalização, pois como donos da sociedade os associados devem assumir de fato esta condição e aplicarem capital na organização que lhes pertence.
Enquanto você for um associado, pode adquirir cotas-partes conforme regulamentação do Estatuto Social. E o melhor: quanto maior sua relação de negócios com a cooperativa, mais você participa dos resultados no final do ano.


 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet