NOTÍCIAS | COOPERATIVISMO
Segunda-Feira, 30 de Setembro de 2019, 09h:05
Sicredi fala de expansão no Pará
Encontro de Cooperativas de Crédito

Assessoria Sicredi Sudoese
Tangará da Serra / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Foto: Keilon Feio

Sicredi fala de expansão no Pará

Sicredi fala de expansão no Pará

O Sicredi participou do 3º Encontro das Cooperativas do Ramo Crédito, na sede do Bacen em Belém, que aconteceu nos dias 26 e 27/09. O evento foi uma realização do Sistema OCB-PA em parceria com a Confederação Alemã de Cooperativas (DGRV) e Banco Central (Bacen).

O encontro reuniu mais de 70 dirigentes e representantes de cooperativas financeiras que juntos discutiram sobre a “Soluções, Experiências e Práticas de Referências”.

Para o diretor executivo da Cooperativa Sicredi Sudoeste MT/PA, João Coelho, eventos desta natureza proporciona uma excelente troca de experiência e enriquece ainda mais a causa cooperativista.

Cooperativismo Brasileiro

No Brasil, são 900 instituições financeiras dessa natureza. No Pará, 12 cooperativa dos sistemas Sicredi, Sicoob e CredISIS reúnem 30 mil associados, em 46 agências espalhadas pelos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Santa Izabel, Castanhal, Capanema, Tucuruí, Barcarena, Abaetetuba, Santarém, Mojuí dos Campos, Altamira, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Brasil Novo, Castelo dos Santos, Itaituba, Marabá, Pacajá, Novo Repartimento, Tomé-Açu, Redenção, Paragominas, Dom Elizeu, Ulianópolis, Floresta do Araguaia, Oriximiná, Xinguara e Rio Maria.

Cooperativas de Crédito

As cooperativas de crédito são compostas por pessoas que tenham interesse em utilizar serviços financeiros de um banco tradicional, como conta corrente, seguros, cartões de crédito, débito, empréstimos, e que desejam pagar cerca de 35% a menos em taxas bancárias. Isso se deve a finalidade de uma cooperativa. Por serem cooperados (donos), a cooperativa presta serviço para eles. Logo, há taxas mais competitivas, um relacionamento direto e – o melhor – ao final do ano, há um rateio de toda a riqueza gerada pela cooperativa entre os associados.

Expansão

Foto: Keilon Feio

Sicredi fala de expansão no Pará

Sicredi fala de expansão no Pará

O Sicredi tem feito inúmeros investimentos para levar ao associado o que há de mais moderno em tecnologia. E segundo João Coelho, o Pará será contemplado com todos esses benefícios e facilidades.

Dados do Bacen apontam que mesmo dentro do segmento de crédito cooperativista também há muitas possibilidades de crescimento. “No tocante a tomada de crédito, as pessoas ainda continuam a emprestar de instituições financeiras tradicionais, mesmo sendo as taxas mais altas. Apenas 24% utiliza o crédito cooperativista. Nossa ideia é estimular as cooperativas a aumentarem para 40% pelo menos. Em relação ao aspecto tecnológico, a ideia é chegar a disponibilizar 100% dos produtos e serviços de maneira digital”, adiantou Edilson Rodrigues, supervisor de fiscalização de cooperativas do Bacen.

“O Sistema OCB-PA está de parabéns em proporcionar a discussão de assuntos ligados ao Cooperativismo financeiro, pois o mundo está mudando, e nós precisamos acompanhar essa mudança para continuar garantindo o melhor para o nosso associado, afinal de contas, somos s feitos de pessoas e para pessoas”, finaliza o diretor executivo do Sicredi, João Coelho.

Texto: Assessoria de comunicação do Sicredi Sudoeste MT/PA e OCB-PA

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet