Segunda-Feira, 09 de Maio de 2022, 08h:00

Cooperativas constroem um mundo melhor

Tema do Dia Internacional do Cooperativismo

Assessoria Sistema OCB
Brasília / DF

Cooperativas constroem um mundo melhor

Tema escolhido pela ACI

Os valores cooperativos de autoajuda, autorresponsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade, e os valores éticos de honestidade, abertura, responsabilidade e de cuidar dos outros inspiraram a definição do tema do Dia Internacional do Cooperativismo (#CoopsDay), comemorado no dia 2 de julho. Definido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), o tema ‘Cooperativas constroem um mundo melhor’ convida os cooperados de todo o mundo a divulgarem o modelo de negócios centrado no ser humano.

“Este ano vamos viver o nosso Dia de uma forma muito especial. É a edição centenária desta celebração e isso nos enche de orgulho e responsabilidade. Devemos mostrar ao mundo que nossa doutrina está mais viva do que nunca e que é fundamental para a construção de um mundo melhor. É justamente para isso que o slogan deste ano se orienta. As Nações Unidas deixaram bem claro que esse modelo econômico e social ajuda a construir um mundo onde ninguém fica de fora e onde ninguém é deixado para trás”, declarou o presidente da ACI, Ariel Guarco.

De acordo com o secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Antonio Guterres, “o mundo está à beira de um abismo e se movendo na direção errada. Para restaurar a confiança e inspirar esperança, precisamos de cooperação, precisamos de diálogo, precisamos de compreensão”. O alerta de Guterres foi amplamente destacado no 33º Congresso Cooperativo Mundial, realizado pela ACI em dezembro de 2021, focou em como a identidade compartilhada está levando as cooperativas a agir para enfrentar os problemas do mundo.

O tema escolhido para este ano remete ao utilizado em 2012, quando a ONU o definiu como o Ano Internacional das Cooperativas. A ideia é ecoar uma vez mais a contribuição única das cooperativas para tornar o mundo um lugar melhor, como demonstrado também há uma década, afinal, as coops fazem muito e fazem bem.

Assim, a ACI pede às cooperativas, cooperados e parceiros de todo o mundo que se preparem para celebrar o #CoopsDay em 2 de julho e mostrar ao mundo com as cooperativas fazem um mundo melhor. Os materiais publicitários, contendo logotipo, principais mensagens e outros recursos digitais estão sendo preparados pela entidade e estarão disponíveis em breve.

Sobre o dia

O Dia Internacional das Cooperativas é celebrado desde 1923, mas foi somente em 1995, ano do centenário da ACI, que a Assembleia Geral das Nações Unidas o proclamou oficialmente e estabeleceu sua comemoração anualmente, sempre no primeiro sábado de julho.

O objetivo do #CoopsDay é chamar atenção para as cooperativas e promover os ideais do movimento, como a solidariedade internacional, a eficiência econômica, a igualdade e a paz mundial. Desde 1995, a ACI e as Nações Unidas estabelecem o tema para a celebração por meio do Comitê para a Promoção e o Avanço das Cooperativas (Copac).

O #CoopsDay dá aos formuladores de políticas locais, nacionais e internacionais, às organizações da sociedade civil e ao público em geral, a oportunidade de descobrir como as cooperativas contribuem para criar um futuro justo para todos.

Sobre a ACI

A Aliança Cooperativa Internacional é uma organização não-governamental independente que reúne, representa e atende organizações cooperativas em todo o mundo. Ela é a voz mundial das cooperativas e trabalha com governos e organizações globais e regionais para criar ambientes legislativos que possibilitem a formação e o crescimento das cooperativas. Para os meios de comunicação e o público, a ACI promove a importância do modelo de negócios baseado nos valores das cooperativas centrados nas pessoas.

Uma em cada seis pessoas no mundo é cooperativista. Por meio de seus membros, a ACI representa mais de 1 bilhão pessoas cooperadas. Atuando do escritório global em Bruxelas (Bélgica), a ACI está organizada em quatro Escritórios Regionais (Europa, África, Américas e Ásia-Pacífico) e oito Organizações Setoriais (Bancos, Agricultura, Pesca, Seguros, Saúde, Habitação, Consumo e cooperativas na indústria e serviços).


Fonte: OCB/MT Principal

Visite o website: sescoopmt.coop.br