NOTÍCIAS | EDUCAÇÃO COOP
Sexta-Feira, 30 de Junho de 2023, 07h:24
Brasil participa da Conferência de Educação no Paraguai
Presidente do Sistema OCB/MT proferiu a palestra magna

Assessoria Sistema OCB/MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Brasil participa da Conferência de Educação no Paraguai

Educação Cooperativa e Doutrina Cooperativa foi tema da palestra magna do representante do Sistema OCB Nacional

A Educação Cooperativa e Doutrina Cooperativa foi tema da palestra magna do representante do Sistema OCB Nacional, Onofre Cezário de Souza Filho, na Conferência Nacional de Educação, realizada pela CONPACOOP - Confederação Paraguaia de Cooperativas, na capital Assunção, no Paraguai, no dia 24/06.

O representante, que é Presidente do Sistema OCB/MT, falou sobre a estrutura do sistema brasileiro cooperativista, que conta 4.880 cooperativas, 18 milhões de cooperados e quase 500 mil colaboradores.

Onofre Cezário compartilhou com os 300 participantes do evento, informações sobre o Consórcio Internacional de Educação Empresarial Cooperativa (ICBEC), criado em 2013, que busca criar uma rede internacional de cooperação entre instituições de ensino que lidam com o cooperativismo. Atualmente o Consórcio possui alianças com 33 instituições educacionais em 25 países, e é formado por três instituições brasileiras: I.Coop (MT), Escoop (RS), e a Escola Unimed (MG).

“Falamos também sobre nossos sete Princípios, e dentre eles, o quinto, que trata da Educação, Formação e Informação. Deste princípio, que gera o conhecimento, pode desencadear para os demais países do Mercosul através do Comitê Educativo, para depois reverberar junto à ACI internacional, no Comitê Educativo. Este Comitê Educativo no ano passado, tratou da necessidade de trabalhar o conhecimento para gerar outros produtos, como a intercooperação e negócios. Nesse primeiro momento, as ações começam envolvendo o Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai, mas estendendo também para a Colômbia, que tem cooperativas educacionais consolidadas. Eu vejo que o futuro vai levar a um comitê de educação para envolver as nossas faculdades do Brasil com as universidades ligadas ao cooperativismo educacional”, relatou o presidente do Sistema OCB/MT.

O Paraguai conta com 650 cooperativas dos setores do agro, crédito e educação. Onofre Cezário, além de participar da Conferência Nacional de Educação, visitou cooperativas do setor do agro ligadas a Confederação de Cooperativas Rurais do Paraguai (CONCOPAR). 

 
 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet