NOTÍCIAS | MAIS CAPACITAÇÃO
Sexta-Feira, 10 de Fevereiro de 2023, 08h:15
Cooperativas de MT terão mais recursos para aplicar em Programa de Parcerias
95% dos cooperados e 89% dos empregados que serão indiretamente impactados

Assessoria Sistema OCB/MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

OCB/MT completa 49 anos e se prepara para os novos desafios da economia pós-pandemia

Adair Mazzotti, superintendente Sescoop/MT

O Conselho Administrativo do Sescoop/MT aprovou a proposta de ampliação de recursos destinados ao Programa de Parcerias de 30% para 35%, durante Reunião Ordinária realizada no dia 13 de dezembro de 2022. A iniciativa foi consolidada com base na ampliação do percentual de repasse do Sescoop Nacional aos Estados, passando de 70% para 74% do total da arrecadação líquida a partir do exercício de 2023. 

“O impacto do aumento de 30% para 35% do valor disponibilizado para as cooperativas parceiras vai ocorrer a partir de julho, e elas terão mais recursos para capacitar suas equipes”, avaliou o superintendente do Sescoop/MT, Adair Mazzotti. Ele ressalta, que apesar do aumento do repasse, “o percentual de 2,5% sobre a folha de pagamentos de seus empregados via INSS não foi alterado”. 

Mazzotti explicou, que o planejamento para 2023 dos projetos de formação profissional com as ações compartilhadas por meio de parcerias prevê um investimento na ordem de R$ 4,5 milhões disponibilizados para atender as cooperativas, onde estão previstas 197 ações beneficiando 7,3 mil empregados diretamente. “Isso significa que serão beneficiadas 37 cooperativas em 2023, devendo ser ampliado; porém o detalhe importante é de que essas 37 cooperativas representam 95% dos cooperados e 89% dos empregados que serão indiretamente impactados com o programa”, ponderou. 

O Programa de Parceria foi instituído pelos Sescoop/MT em 2006 e atende as cooperativas que têm um volume grande de contribuição e de funcionários, possibilitando que as cooperativas registradas no Sistema OCB/MT definam o seu programa de capacitação, de desenvolvimento dos recursos humanos a partir da prioridade de cada uma. A cooperativa parceira segue todas as regras do Sescoop e as ações estão sujeitas à fiscalização e controle da Controladoria Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas da União (TCU). 

“A cooperativa parceira faz a demanda com base no valor informado, que entra no orçamento anual do Sescoop/MT após avaliação, passando pelo Conselho Administrativo Estadual e Nacional para aprovação, é executado mediante licitação, e essa execução é compartilhada entre o Sescoop/MT e a cooperativa (que recepciona o evento). Após a realização da ação é feito um relatório da cooperativa e do prestador de serviço, que integra a prestação de contas anual enviada ao Consad (Unidade Estadual e Unidade Nacional), Ministério do Trabalho, CGU e TCU”, esclarece o superintendente, Adair Mazzotti.

SISTEMA OCB/MT - A Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso – Sistema OCB/MT – é uma entidade formada por três instituições que fazem papéis distintos e ao mesmo tempo interligados, focados no suporte às cooperativas: OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso; Sescoop/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso; e o I.Coop – Faculdade.

REDES SOCIAIS DO SISTEMA OCB/MT
ocbmt.coop.br
instagram.com/sistemaocbmt
facebook.com/Sistemaocbmt
linkedin.com/company/sistemaocbmt
https://www.youtube.com/c/ocbmt/featured

 
 
 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet