NOTÍCIAS | LEITE
Sexta-Feira, 17 de Março de 2023, 10h:44
Cooperativista é eleito novo presidente do Fundo do Leite
O FPQS fomenta a cadeia láctea de Mato Grosso

Assessoria Sistema OCB/MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Cooperativista é eleito novo presidente do Fundo do Leite

Novo presidente da FQPS/Leite, Antônio Carlos Dourado

A Associação do Fundo de Qualidade, Produtividade e Segurança Alimentar do Leite, identificada pela sigla - FQPS/Leite, elegeu no dia 16 de março sua nova diretoria, e será presidida pelo presidente da cooperativa Comajul, Antônio Carlos Dourado. “É uma grande oportunidade para implantarmos ações que contemple a cooperação”, disse Dourado.

O novo presidente da FQPS/Leite, ressaltou que a atividade passa por um aumento no desinteresse pelos produtores, principalmente pelos pequenos produtores, que precisam de incentivos para continuar, e que poderão ser implementados com projetos do Fundo. “A proposta é implementar ações que contemplem toda cadeia produtiva do leite. Entre os projetos, está a construção de um laboratório para o controle de qualidade, que hoje é feito em Goiás, e que poderá atender, além de Mato Grosso, os estados vizinhos. Vamos também trabalhar reprodução, visando o melhoramento genético do rebanho e na alimentação dos animais, para fornecer alimento durante o ano inteiro para os animais”, disse Salgado.

O presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, ressaltou o papel do cooperativismo na construção da cadeia produtiva do leite é relevante, sendo que mais de 30% da produção passa por uma cooperativa. “O Sistema OCB/MT vai continuar dando total apoio para que o FPQS cresça ainda mais, contribuindo com aumento da produção e industrialização do leite em Mato Grosso”, ressaltou Cezário.

"O FPQS é um importante mecanismo de fomento a cadeia láctea de Mato Grosso e pode ser ainda mais importante na difusão de conhecimento, tecnologia e agregação de qualidade ao leite produzido em Mato Grosso. Temos todos os nossos insumos produzidos em propriedades próximas aos produtores de leite e o desafio é aumentar a rentabilidade do produtor e a quantidade de produção em Mato Grosso. O trabalho é contínuo e o setor cooperativista conta com todos os elos envolvidos na cadeia para continuar o bom trabalho desenvolvido", disse o superintendente da OCB/MT, Frederico Azevedo.

A Associação FQPS/Leite foi criada em 28 de dezembro de 2012 pela Lei 9.874, onde alterou a Lei 7.138 de 13 de julho de 1999 e revogada pela lei 10.486 de 29 de dezembro de 2016. As entidades que compões com seus membros o conselho e gestão do Fundo são a Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso – OCB/MT, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso – FAMATO, a Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso – APROLEITE, Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Mato Grosso – FETAGRI, e Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado de Mato Grosso – SINDILAT.

Os objetivos da FQPS/Leite, são de financiar projetos para promover a sanidade, segurança alimentar, qualidade e incremento a produção e produtividade do leite no estado de Mato Grosso, bem como a pesquisa, marketing, infraestrutura institucional, divulgação de novas tecnologias, promoção e fomento de toda cadeia produtiva do leite, observando as exigências sanitárias em vigor.

SISTEMA OCB/MT - A Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso – Sistema OCB/MT – é uma entidade formada por três instituições que fazem papéis distintos e ao mesmo tempo interligados, focados no suporte às cooperativas: OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso; Sescoop/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso; e o I.Coop – Faculdade.

REDES SOCIAIS DO SISTEMA OCB/MT
ocbmt.coop.br
instagram.com/sistemaocbmt
facebook.com/Sistemaocbmt
linkedin.com/company/sistemaocbmt
https://www.youtube.com/c/ocbmt/featured

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet