No último sábado, 06 de julho, cidades do interior de Mato Grosso - Primavera do Leste, Lucas do Rio Verde e Sinop - realizaram o Dia C (Dia de Cooperar). A iniciativa, apoiada pelo Sistema OCB/MT e pela Unidade Nacional do Sistema OCB, reuniu cooperativas e parceiros com o objetivo de proporcionar acesso a serviços nas áreas de saúde, educação, meio ambiente e oferecer atividades recreativas, reforçando o 7º princípio do cooperativismo, Interesse pela Comunidade, e o compromisso com o desenvolvimento sustentável.
O presidente da Cooperativa Sicredi Ouro Verde, de em Lucas do Rio Verde, Eledir Techio, expressou sua alegria sobre o Dia C, um evento dedicado ao cooperativismo, e destacou a relevância das cooperativas de crédito na demonstração da importância dessas instituições para a sociedade “O cooperativismo promove o desenvolvimento comunitário e conscientiza sobre sua importância, realizando ações de voluntariado com colaboradores da agência. Já realizamos várias iniciativas e continuaremos fortalecendo esses princípios. ”
O Dia C em Lucas do Rio Verde reuniu cerca de 2.400 pessoas, oferecendo diversos serviços gratuitos à comunidade. Em parceria com a Associação Brasileira de Odontologia (ABO), mais de 30 voluntários realizaram mais de 200 profilaxias e 250 escovações em crianças. Além disso, foram feitos mais de 50 cortes de cabelo femininos. O evento também incluiu mais de 200 diagnósticos de visão, dos quais 138 identificaram problemas visuais.
A coordenadora de investimento social estratégico do Sicoob Primavera, em Primavera do Leste, Kélyta Brito, afirmou que o DIA C aconteceu pelo terceiro ano consecutivo no mesmo formato, porém de maneira cada vez mais robusta. A organização estava plenamente convicta do propósito e do bem-estar que foi proporcionado à comunidade “Vinte parceiros de empresas públicas e privadas se uniram para transformar a comunidade, doando tempo, esforço e recursos para atender os mais necessitados em um dia de entrega, diversão, voluntariado e cooperação”, destacou.
Em Sinop, a Coopersino, em parceria com outras cooperativas, atendeu cerca de 1.700 a 1.800 pessoas. O evento ofereceu ações e orientações sobre transtorno do espectro autista, incluindo emissão de carteirinhas e esclarecimentos sobre direitos e leis. Além disso, foram realizadas campanhas de vacinação, sessões de cinema sobre educação financeira, atividades recreativas, e distribuição de picolés, pipoca, algodão doce, mudas de plantas, além de uma exposição de animais e insetos.
O presidente da cooperativa de Sinop, Magno Braz, destacou a importância do cooperativismo, evidenciando a dedicação e o esforço de todos os envolvidos “A entrega de momentos como este à comunidade é essencial, reflete o verdadeiro espírito do cooperativismo que envolve dedicação, trabalho e doação. A união de forças e a intercooperação fortalecem esse compromisso. A expectativa é que no próximo ano continuemos renovados e dedicados a oferecer o melhor do voluntariado” ressaltou.
O superintendente da OCB/MT, Frederico Azevedo, esteve presente em Sinop, e enalteceu a importância do evento para as cooperativas e comunidades. "O Dia C é uma marca importante para as cooperativas, onde devolvemos para a sociedade o que recebemos. É um momento de integração social e atendimento à população. O mais significativo é que não se trata de uma ação isolada de uma única cooperativa, mas sim de várias cooperativas da região", afirmou.