NOTÍCIAS | DIA DE COOPERAR
Terça-Feira, 04 de Julho de 2023, 10h:21
No Dia do Cooperativismo, Unicred MT doa 2 mil mudas de árvores para Projeto Verde Novo
Ação celebrou o Dia Internacional do Cooperativismo e aconteceu nas cidades onde a cooperativa está presente

Assessoria Unicred MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Unicred MT

No Dia do Cooperativismo, Unicred MT doa 2 mil mudas de árvores para Projeto Verde Novo

A união em benefício da comunidade

A Unicred Mato Grosso, em parceria com o Projeto Verde Novo, realizou o plantio de 800 mudas de árvores nativas do cerrado, no canteiro central da MT-251, em Cuiabá, na saída para Chapada dos Guimarães, no último sábado (1º de julho), como forma de celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo, também conhecido como Dia C (Dia de Cooperar). O plantio das demais 1200 mudas será definido pelo Verde Novo. A ação ocorreu simultaneamente em todas as cidades onde a Unicred possui agências.

Além do plantio, a cooperativa se comprometeu a realizar a manutenção e irrigação das mudas, durante o período de estiagem, que vai de julho a novembro. A Unicred MT também promoverá, por meio dos colaboradores e cooperados, outras atividades em prol do cooperativismo, como a arrecadação de tampinhas e frascos de desodorante aerossol para projetos de cuidado animal (Tampatinhas e Lunaar) e a coleta de alimentos não perecíveis para doações a instituições filantrópicas.

Presente na ação, o presidente da Unicred MT, Ronivaldo Lemos, ressaltou a importância do cooperativismo em contribuir para a comunidade e deixar um legado sustentável para as futuras gerações.

“Cooperar significa estar junto, entender e atender, é crescer junto. Quando todos internalizam esse princípio, torna-se algo viciante. O objetivo desse evento é devolver à comunidade, que acredita na cooperativa, e criar um legado para o futuro, não apenas como instituição financeira, mas para toda a população”, destacou o presidente.

Para o vice-presidente João Paulo Fortunato, a ação é de extrema importância para um futuro mais verde, além de demonstrar a preocupação da Unicred MT com a pauta ESG (ambiental, social e governança).

Unicred MT

No Dia do Cooperativismo, Unicred MT doa 2 mil mudas de árvores para Projeto Verde Novo

Plantando o futuro

“Essa parceria com o Juvam resultará no plantio de 2 mil mudas de árvores, e também assumimos a responsabilidade de cuidar dessas mudas, garantindo a saúde do plantio por meio da utilização de caminhões pipas. Essa iniciativa reflete a pauta de ESG extremamente importante para a cooperativa neste momento”, refletiu.

O papel de melhorar a sociedade, assim como destacar o 7º Princípio do Cooperativismo, que é justamente reafirmar o interesse pela comunidade, foi lembrado pelo presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho. “O cooperativismo trabalha o equilíbrio entre o social e o financeiro, envolvendo a comunidade”, frisou.

Sergio Savioli Resende, assessor do Juizado Volante Ambiental (Juvam) e coordenador do Projeto Verde Novo, explicou os benefícios do plantio de árvores nativas do Cerrado para a cidade e o meio ambiente.

“As árvores desempenham um papel fundamental como equipamentos de serviços ambientais, não apenas como elementos decorativos. Sabemos que ter mais áreas arborizadas na cidade contribui para a redução da temperatura e o aumento da umidade relativa do ar, o que é essencial em Cuiabá. Além disso, a arborização desempenha outras funções benéficas, como a manutenção do curso da água e do ciclo de chuvas”, salientou.

Participação social

Um dos fundadores da Unicred MT, Cyríaco Fortunato, acompanhado da esposa Luzia, relembrou uma das funções da cooperativa, nascida para cuidar da saúde econômica dos profissionais da área da saúde.

“A cooperativa é uma forma de mutualidade, reunindo várias pessoas, no nosso caso, médicos, que se uniram para fortalecer economicamente e garantir uma sobrevivência saudável. O princípio central desse legado é cuidar da saúde econômica dos médicos, de suas empresas e de toda a área da saúde”, enfatizou o sócio fundador número 1 da cooperativa.

Para o diretor Administrativo e Financeiro da Unicred MT, Talis de Souza, o Dia Internacional do Cooperativismo é uma ocasião para celebrar as conquistas e também refletir sobre como a instituição pode fazer a diferença na comunidade. “Estamos retribuindo à nossa comunidade e expressando gratidão por tudo o que ela nos proporciona, buscando criar um ambiente melhor e promover uma convivência harmoniosa em uma sociedade cada vez melhor”, disse.

A ação do plantio das mudas na rotatória em frente ao Fort Atacadista, em Cuiabá, chamou a atenção da professora de linguagem Eliene Machado, que elogiou a iniciativa e reforçou a necessidade de arborizar a cidade.

“O plantio neste local irá proporcionar uma sensação de frescor para aqueles que pedalam e fazem caminhadas na ciclovia. Essa ação é maravilhosa e se a população estiver consciente da importância de arborizar nossa cidade e nosso estado, teremos um clima muito melhor”, justificou. Ela foi presenteada com duas mudas de árvores que serão plantadas em sua chácara.

Dia Internacional do Cooperativismo

Tem o objetivo de comemorar, no primeiro sábado de julho de cada ano, a confraternização de todos os povos ligados ao cooperativismo, com princípios e valores, a eficiência econômica, a solidariedade, a igualdade e a paz mundial

Dia de Cooperar

O Dia de Cooperar (Dia C) é uma campanha promovida pelas cooperativas brasileiras, com o objetivo de incentivar a realização de ações voluntárias em diferentes áreas e simultaneamente nos estados participantes. As cooperativas são responsáveis por definir e executar essas ações, demonstrando à comunidade cooperativista e à sociedade em geral o potencial das cooperativas em termos de Responsabilidade Social.

Sobre a Unicred MT

Fundada em 05 de fevereiro de 1991, a Unicred Mato Grosso é uma instituição financeira que está entre as principais cooperativas financeiras do País. Com foco no atendimento personalizado, conta atualmente com 17 mil cooperados, distribuídos em dez municípios de Mato Grosso: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Primavera do Leste, Tangará da Serra, Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Barra do Garças. A cooperativa também está em Porto Velho (RO). Mais informações: www.unicred.com.br/matogrosso

 

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet