O Sistema OCB/MT experimentou um momento histórico na noite desta segunda-feira (16 de setembro), no Hotel Gran Odara. Além de apresentar a nova diretoria para a gestão 2024-2028, a entidade lançou oficialmente o Observatório do Cooperativismo de Mato Grosso e a primeira publicação do Anuário do Cooperativismo Mato-grossense. A solenidade contou com a presença de representantes da OCB Nacional, do Executivo Estadual e da senadora Margareth Buzetti, além de diversas entidades ligadas ao setor produtivo de Mato Grosso e apoiadores do cooperativismo.
O Observatório chega como uma ferramenta de inovação para fortalecer ainda mais o cooperativismo, setor que hoje desempenha um papel de grande importância para o desenvolvimento econômico e social do estado, trazendo uma nova dimensão à capacidade de acompanhar, avaliar e promover o cooperativismo, permitindo uma atuação estratégica mais robusta e eficiente.
Para o presidente do Sistema OCB/MT, Nelson Piccoli, foi um dia muito especial. “Teremos momentos maravilhosos, dos quais nos orgulharemos no sistema cooperativo em mostrar para vocês parte do que somos e o quanto somos importantes dentro do processo de cooperativismo. Nada melhor do que nos unirmos para fazer a diferença que o mundo está necessitando, dentre elas o progresso, que é uma das excelências do nosso estado. O Observatório é uma ferramenta que terá utilidade não só para cooperativismo, mas para toda a sociedade mato-grossense”, projetou.
O superintendente da OCB/MT, Frederico Azevedo, reforçou que o Observatório e o Anuário têm públicos muito bem definidos, auxiliando nas tomadas de decisões em relação ao mercado e demostrando para a sociedade o impacto que as cooperativas geram. “É uma forma de fazer com que o cooperativismo cada vez mais seja reconhecido como um modelo de negócio que gera muito para o seu cooperado, mas também gera muito para a sociedade, porque o resultado fica no local”, valorizou.
Segundo a gerente geral da OCB/MT, Tainá Heinzmann, o Observatório é estruturado em três grandes eixos: Inteligência de Dados, com ferramentas práticas para tomada de decisão no dia a dia das cooperativas; Inteligência de Mercado, com análises descritivas das cooperativas; e a Inteligência Política Econômica, com análises diagnósticas e preditivas para as cooperativas terem um farol rumo ao futuro de negócios nos próximos anos.
Ela contou que é um trabalho que vem sendo realizado há pouco mais de dois anos e alguns materiais já estão estruturados como o Radar de Oportunidades e o Índice de Confiança das Cooperativas, o IC.COOP. “Ao longo deste ano de 2024 nós conseguimos trazer novas metodologias para inteligência de informação. E uma das principais ferramentas é o Anuário do Cooperativismo Mato-grossense, que diferente do anuário nacional, traz informações regionais como perfil de produtores, perfil de cooperativas”, informou.
“É uma alegria ver o cooperativismo mato-grossense tão forte e pujante e inovando cada vez mais. O Observatório com certeza vai ser um caminho para as cooperativas terem mais acesso à informação e tomar decisões baseada em dados. Isso é super importante para vermos o crescimento, para vermos nossas lideranças apoiando o seu próprio crescimento, porque os dados vão ajudar a dar esse direcionamento. Como foi dito aqui, hoje os dados são um farol para as cooperativas conseguirem cada vez mais se fortalecerem e levarem desenvolvimentos para as comunidades”, enalteceu a gerente geral da OCB Nacional, Fabíola Nader Motta.
Nova era para o cooperativismo de Mato Grosso
O Observatório do Cooperativismo de Mato Grosso inicia uma nova e importante fase na história do cooperativismo mato-grossense marcada pela modernidade e o uso de ferramentas tecnológicas em prol do setor, analisou o superintendente do Sescoop/MT, Adair Mazzotti. “Nós não dispúnhamos desses dados estruturados. Então a grande virtude está em trazer uma visão técnica, estruturando essas informações. A tecnologia nos permite isso hoje. Então o momento é agora. Quer dizer, juntamos a vontade de fazer com os recursos, com os meios disponíveis e entregamos um conjunto de dados que demonstra a relevância, o peso do sistema cooperativo aqui no estado do Mato Grosso”, frisou.
A senadora Margareth Buzetti, uma cooperada e fã declarada do cooperativismo, também destacou a importância de estar sintonizado com os novos tempos e se adequar às exigências atuais do mercado e da boa administração. “É super importante. As cooperativas mudaram. Hoje existe a governança, existe o compliance, não temos mais aquela cooperativa lá de trás. Então isso é fantástico. Está evoluindo, não tem como retroceder. O Sistema OCB/MT está de parabéns”, afirmou a parlamentar, que lembrou estar em uma “missão árdua” no Senado, na relatoria dos fundos constitucionais do Centro-Oeste, a fim de buscar um aumento no valor destinado às cooperativas.
O presidente do Sistema OCB/GO e representante da Região Centro-Oeste na diretoria da OCB Nacional, Luís Alberto Pereira, além de elogiar as iniciativas do Observatório do Cooperativismo de Mato Grosso e seu primeiro produto, a publicação do primeiro Anuário do Cooperativismo Mato-grossense, saudou a nova diretoria do Sistema OCB/MT e fez uma homenagem especial. Ele lembrou o trabalho realizado pelo ex-presidente Onofre Cezário de Souza Filho, que esteve à frente da entidade por 24 anos.
Já os atuais dirigentes, segundo ele, estão também muito bem capitaneados pelo novo presidente, Nelson Piccoli. “Nelson é um construtor, além de cooperativista. A gente vê por aqui com esse Observatório. Quero dar os parabéns e desejar que continuemos juntos nessa nossa causa tão nobre que se chama cooperativismo”, finalizou.
Observatório do Cooperativismo de Mato Grosso - O Observatório contemplará produtos diversos, que incluem anuários, relatório periódico de ramos e segmentos como agro, crédito, leite e educação, além de painéis interativos e simuladores para áreas específicas como armazenagem de grãos e energia solar, visando se tornar a principal referência em informações sobre cooperativismo em Mato Grosso.
Anuário do Cooperativismo Mato-grossense 2024 - É um relatório que oferece uma visão completa do cooperativismo no estado. O anuário é o primeiro produto lançado pelo Observatório do Cooperativismo de Mato Grosso, que inclui análises de desempenho, tendências do setor e estudos de caso, servindo como uma ferramenta valiosa para as cooperativas e demais interessados.
Para saber mais acesse o site www.ocbmt.coop.br/observatoriocoopmt
Clique no link e acesse as fotos do evento: FOTOS LANÇAMENTO OBSERVATORIOCOOPMT E APRESENTAÇÃO