NOTÍCIAS | DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
Segunda-Feira, 05 de Junho de 2023, 08h:12
O cooperativismo e a agenda do ESG
Pautas para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente

Assessoria Sistema OCB/MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

O cooperativismo e a agenda do ESG

Pautas para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data mundial foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), mais especificamente pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em 1974. Essa agenda ganhou reforço com o surgimento do termo ESG, sigla que vem do inglês Environmental (Ambiental - E), Social (Social - S) e Governance (Governança - G). No Brasil, a sigla é chamada também de ASG.

O termo ESG surgiu em 2004, citado em um relatório produzido pelo Pacto Global, entidade da ONU. Assim, a sigla ESG passou, paulatinamente, a ser usada no lugar do termo ‘sustentabilidade’, que também foi criado pela ONU, para destacar que o desenvolvimento econômico em harmonia com a conservação ambiental.

A questão ambiental do ESG (Environmental - E), assim como o Social e Governança, estão intrinsecamente ligadas ao cooperativismo. Tanto, que o tema do Dia Internacional do Cooperativismo 2023, definido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) é ‘Cooperativas pelo desenvolvimento sustentável’. “As cooperativas já nascem com o compromisso de cuidar das comunidades onde atuam, o que só pode ser feito com justiça social, equilíbrio ambiental e viabilidade econômica”, afirmou o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

Recentemente, o Sistema OCB lançou o programa ESGCoop, que estimula cooperativas e cooperados a refletirem e atuarem considerando os aspectos ambiental; de inovação e acesso às tecnologias; de equidade e diversidade; e de liderança e governança para criar métodos e indicadores.

As cooperativas, de todos os ramos, têm realizado ações alinhadas aos objetivos do ESG. No Sicoob Central Rondon, desde 2018, há uma agenda de compromissos de todas as cooperativas do sistema, promovendo ações para impulsionar ainda mais o tema sustentabilidade, onde as práticas do ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justa e culturalmente diversos possam ser uma realidade para os associados e a sociedade em geral.

“Iniciamos um processo de estruturação das áreas voltado ao investimento social. Além disso, realizamos inúmeros encontros de alinhamento e hoje já temos um número considerável de voluntários participantes dos programas sociais, como o Cidadania Financeira, o Programa Financinhas, Global Money Week e Cooperativismo e Empreendedorismo entre outros”, disse a presidente do Sicoob Central Rondon, Aifa Naomi, que também é a representante das cooperativas de Crédito de Mato Grosso pelo Sistema OCB/MT.

O Sicoob, segundo Naomi, “tem normas sistêmicas para observar os critérios que envolvem a agenda ESG na concessão de crédito e há processos sistêmicos definidos também para o estabelecimento de parcerias com exigências de cumprimento de normas que atendam o assunto. O conceito de sustentabilidade é para pensar no longo prazo, temos que encontrar uma forma de desenvolvimento que preserve a capacidade das próximas gerações de suprir as suas necessidades. Essa tríade entre o equilíbrio (gestão), bem-estar da sociedade e conservação do meio ambiente é que garantirá a sustentabilidade e permitirá a perenidade do cooperativismo de crédito”.

O Sistema de Crédito Cooperativos – Sicredi, também conta com iniciativas relacionadas ao meio ambiente, que são parte da política e da sua estratégia de Sustentabilidade, que está estruturada de forma transversal, ou seja: faz parte da gestão em todos os níveis e perpassa todas as áreas, segundo Daniela Lepinsk Romio, Gerente de Sustentabilidade e Cooperativismo, da Central Sicredi Centro Norte.

“Desde 2020, o Sicredi é membro do Pacto Global e possui diversos programas aderentes aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs). Nós fazemos todos os anos o inventário das nossas emissões de carbono e neutralizamos essas emissões, adquirindo créditos de programas auditados e certificados voltados à conservação da floresta”, salientou Daniela Romio.

O Sicredi tem um histórico de fomento à energia limpa, financiando sistemas de geração fotovoltaica para os associados e priorizando a energia solar nas nossas agências e sedes administrativas. “Para atender às unidades que não possuem painéis para geração, o Sicredi construiu uma usina em Nova Xavantina, que ficou pronta em 2022 e tem capacidade para atender mais de 140 unidades em Mato Grosso”, explicou a Gerente de Sustentabilidade e Cooperativismo.

E essa orientação para a sustentabilidade no Sicredi se estende ao negócio também. “No ano passado, foram concedidos R$ 34,2 bilhões em créditos para a economia verde no sistema Sicredi e em termos de carteira de crédito, o Sicredi já tem quase 20% do total destinado à economia verde. Isso tudo sem contar as inúmeras iniciativas locais conduzidas pelas cooperativas Sicredi, que desenvolvem ações localmente e ajudam a promover e incentivar a sustentabilidade nas regiões onde atuam”, ressalta Daniela Romio.

 

 

 
 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet