NOTÍCIAS | NÚMEROS APRESENTADOS NA AGO DA OCB/MT
Quarta-Feira, 03 de Maio de 2023, 09h:11
O cooperativismo em Mato Grosso cresce
Números foram apresentados na AGO da OCB/MT

Assessoria Sistema OCB/MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

O cooperativismo em Mato Grosso cresce

A AGO foi realizada em sistema híbrido, com participação dos presidentes na sede do Sistema OCB/MT, em Cuiabá, e online.

O crescimento de 2,40% no número de cooperativas em 2022 é uma mostra de que o movimento coop está em expansão em Mato Grosso. A Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso – Sistema OCB/MT, conta com 172 registradas até 31 de dezembro de 2022. Os Ramos Agropecuário e Transporte foram os principais responsáveis pelo crescimento de número de cooperativas em 2022, principalmente em regiões produtivas de Mato Grosso, como o médio-norte e sudeste.

Esse cenário foi apresentado no dia 26/04, durante a Assembleia Geral Ordinária da OCB/MT, que contou com a participação dos presidentes das principais cooperativas de diversos municípios mato-grossenses.

O superintendente da OCB/MT, Frederico Azevedo, apresentou as ações promovidas pelo Sistema na representação e defesa do setor, com mais de 200 Ações realizadas em 2022. “A Organização participa atualmente de 39 grupos representativos no estado, no Brasil e outros países. Temos uma equipe preparada para dar suporte às cooperativas e atenta às ações dos poderes executivo, legislativo e judiciário, que venham impactar o setor cooperativista de Mato Grosso”, salientou.

As ações institucionais promovidas pelo OCB/MT, também aproximaram as cooperativas ao Sistema, com a realização de fóruns de todos os ramos, o atendimento do núcleo jurídico a 467 solicitações das 172 cooperativas, e outros eventos. O retorno dessas ações, foi o crescimento na arrecadação cooperativista, que dá suporte aos atendimentos das demandas.

O superintendente do Sescoop/MT, Adair Mazzotti, disse durante a AGO, que “a atuação do Sescoop/MT tem contribuído diretamente para o desempenho crescente das cooperativas, evidenciando a importância da instituição para o nosso modelo de negócio. Nesse sentido, destacamos, por exemplo, a cobertura de atendimentos dos programas do monitoramento, que beneficiou 70% do total de cooperativas registradas; a cobertura de atendimento de soluções de desenvolvimento humano com foco na formação profissional e promoção social, que atendeu 60% do total de cooperativas registradas, contou com aproximadamente 7 mil participações nos eventos e beneficiou diretamente 4,4 mil pessoas; e os projetos e ações do programa do Dia de Cooperar, que impactaram 193,2 mil pessoas em 89 municípios mato-grossense”.

O Presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, ressaltou após a apresentação do relatório das ações de 2022, de que o movimento cooperativista está em plena evolução. “Os números mostram esse crescimento. Precisamos tomar consciência que o crescimento do passado não sustenta o futuro, e que precisamos fazer o presente para que o futuro seja traçado e só faz isso quem tem inteligência, sabedoria e principalmente planejamento. Temos que planejar para crescer e estamos planejando dentro do Sistema. Temos que ter equilíbrio e conhecimento para executar o que planejemos e vem acontecendo”.

O Vice-presidente do Sistema OCB/MT, João Spenthof, também ressaltou que o sistema cooperativista no estado está crescendo bastante, tanto na criação de novas cooperativas, como no faturamento e no número de associados. “Vemos que o trabalho da OCB/MT e Sescoop/MT está no caminho certo e há inúmeras oportunidades para que o cooperativismo se desenvolva ainda mais. Nós tivemos ações importantes neste ano, como a participação do Sistema OCB/MT no Fórum Agro, nos Fóruns dos Ramos, nas ações políticas, no suporte técnico com equipes econômicas, da educação, e tudo isso tem dado bons resultados. É certo de que termos desafios, mas vemos muitas oportunidades”, salientou Spenthof.

O Diretor de Relações Institucionais, Nelson Piccoli, disse que o relatório apresentado durante a AGO mostra que realmente aconteceu uma evolução dentro do sistema cooperativo do estado de Mato Grosso. “O relatório nos dá conhecimento de um cenário altamente positivo. Vimos um crescimento expressivo de novas cooperativas, que demonstra credibilidade do sistema; ações que atenderam demandas de todos os ramos do cooperativismo; tivemos também um grande ganho em fazermos parte de uma entidade que representa uma fatia considerável do surgimento da riqueza, que é o Fórum Agro; e ainda o ganho econômico, que gera sustentação para o Sistema atender aos anseios e necessidades das cooperativas e seus cooperados”.

 

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet