NOTÍCIAS | MEIO AMBIENTE
Sexta-Feira, 20 de Janeiro de 2023, 09h:49
Projeto ‘Recuperando Nascentes’ chega à 100ª e promove equilíbrio ambiental
Sicredi Integração MT/AP/PA

Assessoria Sicredi Integração MT/AP/PA
Rondonópolis / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Divulgação

Projeto ‘Recuperando Nascentes’ chega à 100ª e promove equilíbrio ambiental

A iniciativa é premiada e reconhecida internacionalmente, além de cooperar com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

O projeto ‘Recuperando Nascentes’ chega a 100ª edição e no dia 14 de janeiro um grupo de voluntários participaram da ação que teve como objetivo promover o equilíbrio ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais, além de aumentar o volume de água nas nascentes dos rios. Desta vez a nascente que recuperada foi em Rondonópolis, Mato Grosso.

As mudanças climáticas e a perda de biodiversidade já são uma realidade que afeta pessoas e paisagens no Brasil e no mundo. Para combater desafios tão complexos é preciso ser criativo, buscar soluções inovadoras, e criar redes de colaboração abrangentes. E foi pensando nisso, que surgiu o Recuperando Nascentes ainda em agosto de 2012, desenvolvido pela cooperativa Sicredi Integração Mato Grosso, Amapá e Pará.

Ao longo desses 10 anos, já foram plantadas mais de 130 mil mudas e cerca de 7 mil pessoas, entre colaboradores da cooperativa e associados já participaram do projeto. Todos atuam como voluntários por acreditarem que podem gerar impacto positivo no meio ambiente. Em razão dessa abrangência, a ação já foi reconhecida em prêmios como o ACIR de Responsabilidade Ambiental (da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis), o WYCUP (World Council Young Credit Union People), Benchmarking Brasil e o Concred Verde.

Para participar, basta o associado que possui propriedades rurais na região de atuação da cooperativa procurar a agência para preencher o formulário de adesão ao projeto. A cooperativa oferece o diagnóstico técnico da área identificando tipo de flora, solo e relevo e faz a proposição do projeto de reflorestamento de acordo com as necessidades da propriedade, além da elaboração de relatório de acompanhamento pós-implantação.

A cooperativa Sicredi Integração Mato Grosso, Amapá e Pará também fica responsável pela realização do evento de plantio com associados, colaboradores e voluntários. As nascentes têm importante papel ambiental: além de fornecerem água para os córregos e rios que abastecem toda a cidade, elas também são fonte de vida para outros organismos.

Para que as nascentes continuem vivas, é necessário cuidar de seu entorno. A vegetação do entorno das nascentes tem a capacidade de minimizar os efeitos devastadores das enxurradas e os processos erosivos, purificar o ar, filtrar os poluentes e auxiliar na regulação do ciclo da água.

O ambiente das nascentes, quando protegido, mantém uma temperatura mais amena, além de servir de abrigo e fornecer alimento para a fauna silvestre, e também permitir uma melhor qualidade da água, o que pode ajudar também a evitar doenças.

O presidente do Conselho da Administração da cooperativa, Marco Túlio Duarte, destaca que esta ação representa um compromisso assumido com o futuro do planeta e faz parte da natureza do Sicredi olhar para o meio ambiente, cuidar e preservar por meio de atitudes que vão além do discurso, e que também são colocadas em prática até mesmo no dia a dia.

“Acreditamos que as nossas ações impactam o mundo à nossa volta e queremos que esse impacto seja sempre positivo. O Projeto Recuperando Nascentes une colaboradores e voluntários para cooperarem juntos pela renovação, recuperação e preservação das nascentes da nossa região. Desde 2012, a nossa parceria vem transformando o amanhã. E assim seguimos lado a lado, cooperando juntos por um futuro mais verde e sustentável”, comemora Marco Túlio.

O modelo coopera com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Em 2015, o órgão propôs aos seus membros uma agenda sustentável para os próximos 15 anos, a Agenda 2030, que é composta por 17 itens. Dentre eles, o desenvolvimento de cidades e comunidades sustentáveis, ações contra a mudança global do clima e vida na água, todos englobados dentro do projeto Recuperando Nascentes.

 

 
 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet