NOTÍCIAS | RAMO MINERAL
Quarta-Feira, 13 de Março de 2019, 08h:39
Coogavepe recebe visita de acadêmicos
Visitação técnica a campo

Assessoria Coogavepe
Peixoto de Azevedo/MT
noticias@ocbmt.coop.br

Coogavepe

academicosufmpxtocooga-300x200.jpg

Acadêmicos vistam a Coogavepe

A Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto recebeu uma comitiva de acadêmicos do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental da Universidade Federal do Estado de Mato Grosso – UFMT, Campus de Sinop-MT.
Na sede da Coogavepe eles visitaram a estrutura física e acompanharam uma breve explanação feita pelo Presidente, Gilson Gomes Camboim, sobre o parâmetro organizacional administrativo, jurídico, técnico e social da maior instituição cooperativa do ramo mineral do estado, que conta com mais de 6.000 cooperados.
Todos os alunos receberam camisetas alusivas ao Dia de Cooperar 2019, a uniformização se fez necessária para uma atividade a campo já previamente programada pelo Departamento Ambiental da Coogavepe.
Em seguida, Professores e Acadêmicos foram levados a uma frente de extração mineral de ouro localizada no município de Matupá. Neste garimpo eles puderam vivenciar as inovações da atividade, como por exemplo, em pesquisas minerais, beneficiamento aurífero, uso de máquinas e equipamentos tecnológicos, implementação de sistemas e mecanismos de controle dos impactos ambientais, e demais fatores que evidenciam o trabalho de garimpagem dentro das normas da legislação vigente.
Nesta mesma área foram desenvolvidos na modalidade pós-extração, o Plano de Recuperação de Área Degradada – PRAD, por meio da transformação do passivo ambiental, entorno de 22 hectares, anteriormente ocioso ou inativo, em pastagem para fins pecuários.
No mesmo local, antigas cavas de garimpo deram lugar a dois tanques de piscicultura onde foram colocados cerca de 8.000 alevinos de Piaussú, Carpa e Tabatinga.
A Professora da Disciplina de Recuperação e Remediação de Áreas Degradas, Milene Carvalho Bongiovani, destacou que os acadêmicos da UFMT estiveram atentos ao grau de responsabilidade dos garimpeiros no cumprimento de suas obrigações, como sendo parte integrante do processo de obtenção dos licenciamentos ambientais junto aos órgãos competentes, bem como, a toda metodologia empregada para obtenção dos resultados positivos, principalmente no contexto de dar uma nova e viável função econômica e ambientalmente correta ao que antes estava em estado de degradação.
Como parte do cronograma de visitação técnica a campo e para o registro de mais uma ação alusiva ao Dia de Cooperar, os futuros engenheiros agrícolas e ambientais fizeram o plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas.

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem de Cooperativismo de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet