NOTÍCIAS | MINERAL
Quarta-Feira, 21 de Junho de 2023, 10h:02
Coogavepe presta assistência Técnica a gestores de garimpo na região norte de Mato Grosso
Diversas práticas têm sido adotadas pelos gestores de garimpo/mineração visando abreviar de forma efetiva o processo de recuperação e reabilitação das áreas já garimpadas

Assessoria Coogavepe
Peixoto de Azevedo / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Assessoria

Coogavepe presta assistência Técnica a gestores de garimpo na região norte de Mato Grosso

Diversas práticas têm sido adotadas pelos gestores de garimpo/mineração visando abreviar de forma efetiva o processo de recuperação e reabilitação das áreas já garimpadas

Com auxílio de diversas universidades brasileiras e parcerias público-privada, a Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (Coogavepe) tem desenvolvido pesquisas e aplicado inovação tecnológica no processo de extração de ouro. Essas ações buscam minimizar os impactos ambientais na atividade garimpeira, tornando-a cada vez mais sustentável.

A recuperação de áreas mineradas é um dos pilares da sustentabilidade, razão pela qual o Departamento de Meio Ambiente da Coogavepe, realiza um trabalho contínuo de assistência, consultoria e monitoramento dos Planos de Recuperação de Áreas Degradadas (PRADs).

“Diversas práticas têm sido adotadas pelos gestores de garimpo, visando abreviar de forma efetiva o processo de recuperação e reabilitação das áreas já garimpadas”, destacou o engenheiro florestal, André Zampieri.

No cronograma de atuação está o cumprimento dos preceitos obrigatórios como os Licenciamentos Ambientais, o planejamento da lavra dentro do manejo com foco sustentável, respeitabilidade às Áreas de Preservação Permanente (APPs), armazenamento correto de insumos, mapeamento e fechamento das cavas com nivelamento de toda extensão já mineralizada, restauração da cobertura verde e a implementação de novas cadeias produtivas como fruticultura, psicultura, bovinocultura (pastagem), reflorestamento e outros projetos que possam gradativamente restituir a cobertura vegetal que exerce um papel fundamental no equilíbrio dos sistemas e é considerado um indicador desejável da qualidade ambiental.

Com mais de 7.000 cooperados, a Coogavepe esteve com a equipe técnica multiprofissional nos municípios de Matupá, Peixoto de Azevedo, Nova Santa Helena, Guarantã do Norte, Nova Guarita, Terra Nova do Norte, Novo Mundo e Colíder, atendendo demandas e apresentando soluções práticas para o cotidiano do garimpo.

A cooperativa tem como missão orientar, prestar assistência, agregar conhecimento e conscientizar o garimpeiro de que a recuperação deve ser uma atividade contínua ao longo da vida da operação bem como após o fechamento da lavra.

Todo esse apoio técnico oferecido pela Coogavepe só é possível graças ao quadro técnico da cooperativa, que conta com engenheiro ambiental, biólogo, geólogo, engenheiro de minas e engenheiro florestal.

 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet