NOTÍCIAS | EDUCAÇÃO COOP
Terça-Feira, 13 de Junho de 2023, 08h:20
Comitê Técnico Educacional e Formação
Políticas e estratégias de formação educacional cooperativista

Assessoria Sistema OCB/MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Comitê Técnico Educacional e Formação

Primeira reunião do ano do Comitê Técnico de Educação e Formação

Foi realizada no dia 1º de junho, na sede do Sistema OCB/MT, em Cuiabá (MT), a primeira reunião do ano, do Comitê Técnico de Educação e Formação – CTEDUC, que é um órgão auxiliar da Diretoria Executiva e do Conselho de Administração do Sistema OCB/MT. O Comitê tem por finalidade apoiar o Sescoop/MT e I.COOP (Faculdade do Cooperativismo) na elaboração de políticas e estratégias de formação educacional cooperativista, educação corporativa voltada aos negócios cooperativos e fomento a lideranças cooperativistas.

Hoje o Sistema OCB/MT conta com diversos comitês técnicos, que são órgãos auxiliares com sugestões técnicas e aconselhamento, para formular diretrizes de atuação estratégica do Sistema Cooperativo de Mato Grosso. Os Comitês não têm caráter deliberativo e suas sugestões e pareceres técnicos são encaminhados à Diretoria, e se for o caso, ao Conselho de Administração.

“No Comitê de Educação, temos um importante projeto de educação que necessita ser rediscutido, principalmente depois da pandemia, de como ficaram os modelos de educação. A educação virtual veio para ficar e vai continuar? Fazemos a rediscussão do papel do cooperativismo e do negócio, da sua essência, de como fazer esse encaixe do negócio com o perfil do cooperativismo”, explica o superintendente da OCB/MT, Frederico Azevedo.

O Comitê é composto por líderes das cooperativas que lidam com educação voltada para o cooperativismo e para o negócio, “e a proposta é discutir, rever, validar o que está bom, mas em algum ponto também, rever se precisa ter uma mudança. Isso porque, estamos vendo que a cada dia as mudanças estão cada vez mais rápidas. A reavaliação de um planejamento que acontecia a cada cinco anos, hoje, muitas vezes, temos que fazer as reavaliações de indicadores e perfis todos os anos”, salienta Azevedo.

O superintendente do Sescoop/MT, Adair Mazzotti, ponderou que o objetivo do Comitê “é contribuir para o Sistema atualizar as boas práticas de formação e capacitação, porém os princípios e fundamentos já foram estruturados pelo próprio Sistema OCB/MT, em 1982, com ciclos de altos e baixos, que com a implantação do Sescoop se retomou ao propósito de profissionalizar a governança e gestão das cooperativas. Um processo sempre apoiado nas demandas das cooperativas, atendendo todas as diferentes categorias econômicas, com as especificidades de cada viés de negócio econômico e no tempo de cada cooperativa, não deixando ninguém para trás. O que se almeja, é que o Comitê contribua com o aperfeiçoamento de todo esse processo de formação, com a diretriz e essência básica”.

O Gerente de Gestão de Pessoas, da Central Sicredi Centro Norte, Francisco Lucena, coordenador do Comitê de Educação, ressaltou que o grande desafio é trabalhar a educação cooperativista de maneira assertiva e efetiva. “Isso significa que temos que atender os diversos ramos do cooperativismo, desde os que têm uma estrutura mais completa, ampla e com programas de maior complexidade, e aqueles que estão começando, que são pequenos e querem formação básica”, disse.

Francisco Lucena pontua que o grande objetivo dos membros do Comitê “é ajudar na formação do nosso público interno e público externo, para cumprir com aquilo que nós falamos muito, que é o nosso maior desafio enquanto empresa cooperativa, que é o de sermos conhecidos. O nosso modelo de negócio é muito bom, é encantador do ponto de vista de unir o econômico e o social, e quando conseguimos transmitir isso para a sociedade de maneira adequada, conseguimos mostrar a potência que é o cooperativismo, e a melhor forma de se fazer isso é através da educação. É isso que estamos discutindo muito aqui no Comitê”.

O Comitê de Educação e Formação é composto por representantes de diversos ramos do cooperativismo:

Sicredi e Coordenador - Francisco Lucena
Sicoob – Wellington Arruda
Cooperativas Agropecuárias – Patrick Oliveira
Cooperativas de Leite – Jéssica de Souza
Cooperativas de Educação – Paulo Angeli
Demais cooperativas – Sandra da Cooperfibra
Técnico da OCB/MT e I.COOP – Tatiane Perondi
Técnico do Sescoop/MT - Luciana Ferreira

 

 

 
 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet