NOTÍCIAS | ELAS OCUPAM ESPAÇOS ESTRATÉGICOS
Sexta-Feira, 10 de Março de 2023, 08h:08
O papel da mulher no cooperativismo
Elas ocupam espaços estratégicos

Assessoria Sistema OCB/MT
Cuiabá / MT
noticias@ocbmt.coop.br

Mulheres contribuem com o cooperativismo

 

As mulheres estão em todos os segmentos do cooperativismo. Uma presença que ganha cada dia mais espaço. Dados de 2021 mostram que estão registradas no Sistema OCB/MT 170 cooperativas constituídas em todos os segmentos econômicos, com 785,540 cooperados, sendo 39% do sexo feminino e 61% de masculinos. Essas cooperativas empregam 11.976 pessoas, sendo que 55% são mulheres e 45% homens. Quando é feto um recorte para os cargos

Tânia Zanella assume vice-presidência do IPA

Superintendente da OCB, Tânia Zanella

de liderança das cooperativas, vemos que dos presidentes das 170 cooperativas registradas, 20 (12%) são mulheres e 150 (88%) homens e no Conselho Administrativo, a porcentagem é de 14% para as mulheres e 86% para os homens.

 

Para Tania Zanella, superintendente do Sistema OCB e vice-presidente Instituto Pensar Agropecuária- IPA, a participação da mulher no cooperativismo vem crescendo e se tornando cada vez mais expressiva, inclusive nos cargos de liderança. “Os dados do Anuário Coop 2022 mostram que, no quadro social, as mulheres representam 40% do total de cooperados do movimento. E, entre a força de trabalho, a participação é ainda maior: 49%. Esse número é 10% superior ao do ano anterior. Já nos cargos de liderança, o crescimento foi de 17% para 20%”, ponderou.

Dia da Mulher: Líderes do cooperativismo falam sobre a resiliência do dia-a-dia

Aifa Naomi , presidente da Central Sicoob Rondon

Zanella ressaltou a importância dessa é uma conquista para o cooperativismo brasileiro. “Temos trabalhado intensamente para ampliar essa representatividade e os resultados comprovam que estamos no caminho certo. As mulheres estão prontas para focar nos negócios, sem deixar de lado as pessoas, ou seja, estamos totalmente alinhadas com o foco principal do movimento”, analisou.

“Realmente a participação das mulheres ainda é muito baixa no movimento cooperativista. No ramo Crédito, por exemplo, os dados mostram que nos conselhos de administração e fiscal, é menos de 15%, nas diretorias é de 15% a 20%, nas gerencias cresce um pouco mais”, ponderou a presidente da Central Sicoob Rondon, Aifa Naomi, a única mulher no Brasil a ocupar o cargo de presidente de uma central de sistema de crédito cooperativo. 

O papel da mulher no cooperativismo

Presidente da Coogavepe, Solange Barbosa

Naoni ressalta que “o papel da mulher no cooperativismo é muito interessante. Essa diversidade nos conselhos, esse olhar feminino faz toda a diferença. Mesmo nós estando em número menor, onde as mulheres estão essa posição é muito respeitada, muito ouvida, porque nós temos um olhar diferente do olhar masculino, mais voltado na reflexão, no sexto sentido, que é o olhar do sexto feminino para o negócio, que é muito bem-vindo. Tanto que é provado, que as mulheres empreendedoras no empreendedorismo individual, elas costumam ter mais uma carreira de sucesso do que o homem, ela tem um olhar diferenciado, já tem pesquisa que mostra que uma empresa fundada e conduzida por uma mulher ela tem mais chance de sucesso do que por homens, hoje em dia no Brasil”.

A presidente da Cooperativa dos Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (Coogavepe), Solange Barbosa, é líder de 6 mil cooperados e ressalta que “a mulher tem buscado conquistar o seu espaço, lado a lado, como deve e pode ser, no campo do trabalho, da profissão, do homem”. Ela acrescenta que “o mundo já evoluiu muito, o preconceito já diminuiu, porém, ainda existe. Não é pela força ou imposição que a mulher vai demonstrado seu valor e sim sendo mulher, fazendo as coisas que os homens fazem, mas com o toque e o jeito feminino. São os resultados que vão comprovar a nossa força e não o contrário”.

 

 
 

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




FECOOP CO/TO - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Centro-Oeste e Tocantins
OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet